CREATING THE SENSE OF PLACE AND ITS IMPACT ON PASSENGER PERCEPTION AT A BRAZILIAN AIRPORT

  • Gabriela Oliveira de Souza Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Gustavo Oliveira de Souza
  • Giovanna Miceli Ronzani Borille
  • Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira
  • Lenice Mirian da Silva
  • Cláudio Jorge Pinto Alves

Resumo

O Planejamento padronizado dos terminais aeroportuários, ao longo dos anos, fez com que os aeroportos se tornassem uma construção genérica, portanto, um aeroporto acaba não se diferenciando do outro. O Senso de Lugar é um framework de expressão da cultura local, que, ao ser utilizado em aeroportos, conecta o passageiro com o local em que o aeroporto está inserido, tornando-o um lugar único.

            Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do branding aeroportuário como uma ferramenta para melhorar a experiência do passageiro, e promover o Senso de Lugar. A hipótese dessa pesquisa é “ o Senso de Lugar pode melhorar a percepção dos passageiro em relação à qualidade do aeroporto”.

Além da revisão da literatura, foi realizado um estudo de caso para identificar as estratégias utilizadas pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/ Brasil para criar o senso de lugar. Um teste de hipótese também foi conduzido para analisar a diferença das medias dos índices de satisfação dos passageiros, entre os períodos anterior e posterior à reforma, a fim de identificar, como as estratégias afetaram a satisfação dos passageiros. Os Resultados sugerem que os elementos de senso de lugar podem elevar a experiencia dos passageiros em aeroportos, melhorando a avaliação do aeroporto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-05-2022