O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 12MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

PREPARO DO MANUSCRITO

Página de título – deve ser enviada como um arquivo separado do arquivo do corpo do texto através do sistema de submissão on-line, devendo conter:

  • Título do manuscrito em português e inglês.
  • Nomes dos autores em ordem direta, afiliações, instituições, cidade, estado e país.
  • Endereço completo do autor correspondente, incluindo telefone e e-mail.
  • O ID do autor Scopus (número ORCID) de todos os autores. Pode ser obtido em: https://orcid.org/register . A URL completa deve ser informada. Ex: http://orcid.org/0000-0001-1234-5678
  • É necessário informar que todos os autores participaram ativamente na concepção do manuscrito, revisaram e aprovaram a versão final.

 

Texto principal – enviado em arquivo word separado da página de título.

  • Título
  • Resumo estruturado (contendo objetivo, métodos, resultados e conclusão) e palavras-chave
  • Abstract e Key-words
  • Introdução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão
  • Referências estilo Vancouver

O estilo dos Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos, conhecido como Estilo de Vancouver, foi elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (http://www.icmje.org) e baseia-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National Library of Medicine (NLM). Estes dados foram retirados e adaptados, em sua maioria, do documento original que pode ser acessado através do endereço: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Resumo/Abstract:

O resumo deve ser apresentado como um único parágrafo estruturado, limitado a 250 palavras, e deve indicar claramente o objetivo, métodos, resultados e conclusões do estudo.

Palavras-chave:

Os autores devem fornecer de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais escolhidos a partir das palavras-chave registradas no MeSH (Medical Subject Headings (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh) ou DeCS (Health Sciences Descriptors  (http://decs.bvs.br).

Os autores devem utilizar pontos (.) para separar as palavras-chave, que devem ter a primeira letra da primeira palavra em maiúsculo.

Introdução:

Deve-se abordar a relevância do estudo e sua relação com outros trabalhos publicados na mesma linha de pesquisa. Deve ser apresentado a revisão de literatura/estado da arte, justificativa e objetivos do trabalho ao final da seção.

Materiais e métodos:

Exponha com clareza como o estudo foi realizado. O método deve ser detalhado para que as pessoas que tenham acesso aos dados possam reproduzir os resultados. Cite as referências e descrições relacionadas aos métodos e, no caso de métodos estatísticos, por exemplo, defina os termos estatísticos, as abreviações e os símbolos. Especifique os softwares e suas versões utilizadas. 

O nome comercial do material utilizado deve ser seguido do fabricante e país, entre parênteses na primeira menção. Todas as abreviaturas devem ser explicadas na primeira menção.

Resultados:

As observações importantes devem ser enfatizadas e os dados estatísticos devem ser relatados. Texto, tabelas e figuras não devem ser repetitivos.

Discussão/conclusão:                                                                     

Nesta seção os resultados são discutidos e relacionados à literatura pertinente, confrontando os pontos discordantes e semelhantes, com suas explicações e correlações, além de desfecho final como conclusão.

NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

O manuscrito deve ser digitado da seguinte forma: espaçamento 1,0 em fonte Arial 12 pt, com margens de 3 cm direita e esquerda e 2 cm superior e inferior, em folha A4. Os autores devem manter uma cópia do manuscrito para possíveis solicitações. As páginas não devem ser numeradas.

Figuras e Tabelas:

Figuras:

As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, quadros, etc.), consideradas figuras, devem ser limitadas ao mínimo possível, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos de acordo com a ordem em que aparecem no texto.

Fotografias, e exames de imagem devem ser enviadas em cores originais nos formatos JPG ou TIFF, com largura mínima de 10 cm e resolução mínima de 300 dpi. Deve ser inserido no texto principal. As legendas das figuras devem acompanhar a figura e ser inseridas no texto principal.

Tabelas:

As tabelas devem ser organizadas nos formatos DOC ou DOCX, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos. As mesas devem ser abertas nas laterais direita e esquerda. As tabelas devem ser inseridas no texto.

Citação dos autores

As referências devem ser citadas em ordem numérica crescente.

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano de publicação; volume(número):páginas inicial-final do artigo.

Até 6 autores: mencione todos e acima de 6: informe os 6 primeiros autores, seguidos de at al.

Exemplos:

Zerbini CAR, Pippa MGB, Eis SR, Lazaretti-castro M. Densitometria clinica: posições oficiais 2006. Ver Bras Reumatol. 2007;47(1):25-30.

Para as referências de artigos de periódicos mantenha o título do periódico abreviado. Para periódicos de abrangência internacional consulte o NLM Catalog através do seguinte endreço: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals

Para periódicos indexados e de abrangência nacional/latino- americanas, consulte o Portal de Revistas Científicas em Saúde no seguinte endereço: http://portal.revistas.bvs.br/

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS E INSCRIÇÕES

Os relatórios de estudos em humanos devem incluir prova de que a pesquisa foi conduzida eticamente com base na Declaração de Helsinque ( http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/ ). Além disso, deve ser citado o número do protocolo de aprovação emitido por um Comitê de Ética Institucional.

Os Ensaios Clínicos devem ser relatados de acordo com o protocolo padrão CONSORT Statement ( http://www.consort-statement.org/ ). O número de registro do ensaio clínico e o nome do registro da pesquisa serão publicados juntamente com o artigo.

Os estudos observacionais devem seguir as diretrizes STROBE ( http://strobe-statement.org/ ), e o check list deve ser submetido.

Revisões sistemáticas e metanálises devem seguir os protocolos PRISMA ( http://www.prisma-statement.org/ ) ou Cochrane ( http://www.cochrane.org/ ).

Os manuscritos que relatam estudos em animais também devem incluir evidências de que a pesquisa foi conduzida eticamente, e o número do protocolo aprovado emitido pelo Comitê da Instituição de Ética deve ser citado.

Os manuscritos envolvendo organismos geneticamente modificados devem incluir evidências de que a pesquisa foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional Local de Biossegurança.

Transferência de direitos autorais – enviado em arquivo separado em formato pdf

O manuscrito submetido para publicação deve ser acompanhado do Termo de Transferência de Direitos Autorais e Declaração de Responsabilidade. Segue modelo:

Os autores transferem todos os direitos autorais do manuscrito intitulado “ Título do artigo ” em todas as formas e mídias, para o Arquivo Brasileiro de Odontologia caso o artigo seja aceito para publicação. Os autores declaram que o manuscrito atual não foi publicado ou não está sendo considerado para publicação em outro lugar. Os autores declaram que todos os autores aqui listados participaram do desenvolvimento deste estudo/manuscrito e aprovaram seu conteúdo final.

Verifique a lista de arquivos a serem enviados: 

1- Página de títulos

2 - Texto principal

3 - Transferência de direitos autorais

Artigos

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