A METODOLOGIA DA PESQUISA NOS CURSOS DE DIREITO: UMA ANÁLISE CRÍTICA

  • Eveline Gonçalves Denardi
  • Marco Aurélio Florêncio Filho
Palavras-chave: Metodologia. Pesquisa. Direito. Teoria. Prática. Crítica.

Resumo

O ensino da Metodologia de Pesquisa tem como finalidade fornecer elementos aos estudantes para desenvolverem seu raciocínio crítico, expressar sua opinião social e política com argumentos, dentro da conjuntura em que vivem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar, de forma crítica, o quanto a disciplina de Metodologia de Pesquisa, principalmente nos cursos de Direito, tem proporcionado ferramentas necessárias para a construção do conhecimento dos alunos por meio dos principais conceitos que a compõem. Conclui-se pela importância deste campo de estudo para o desenvolvimento do processo de ensino e pela necessidade de adequação da Metodologia de Pesquisa de outras áreas do conhecimento à ciência jurídica, com a consequente transformação na forma como essa disciplina é lecionada na Faculdade de Direito.

Biografia do Autor

Eveline Gonçalves Denardi

Doutorando em Direito Penal e Mestre em Direito Público Internacional, ambos pela PUC Minas. Bolsista da CAPES no Mestrado e Doutorado. Especialista em Ciências Penais e Bacharel em Direito. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Prática Penal e Metodologia da Pesquisa Cientifica do CESG, onde coordenou o NPJ Des. Pedro Bernardes. Editor-chefe da Revista Brasileira de Direito Constitucional Aplicado - RBDCA. Membro do corpo editorial e parecerista de revistas jurídicas. Membro da "Rede para o constitucionalismo Democrático".

Publicado
2018-07-03