Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Sapere Aude - Revista de Filosofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

Sapere Aude – Revista do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

E-mail:sapereaude.pucminas@gmail.com

O periódico Sapere Aude, classificado B1 pela CAPES, de publicação semestral, tem por finalidade veicular trabalhos científico-filosóficos que possam contribuir para o aprimoramento da reflexão filosófica em bases críticas.

Critérios para a seleção de textos

Para publicação serão avaliadas: a originalidade, a pertinência ao tema proposto pela comissão editorial, a qualidade da metodologia científica utilizada, assim como a adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico. Todos os textos serão submetidos à revisão técnica. O teor do conteúdo e a exatidão das citações serão de inteira responsabilidade dos autores.

Modalidades de trabalhos aceitos

A revista aceitará textos inéditos, de até dois autores, em português, espanhol, francês, inglês e italiano, que devem corresponder às seguintes categorias:

  • artigos, compreendendo estudos teóricos com o mínimo de 12 e o máximo de 20 páginas;
  • resenhas de publicações nacionais ou estrangeiras, bem como de teses e dissertações, com o mínimo de 3 e o máximo de 6 páginas;
  • comunicações, abertas a pesquisadores em geral, apresentadas em eventos acadêmico-científicos da área, de 6 a 10 páginas.

Instruções para publicação de trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o site da revista na seção Submissões online:

http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/about/submissions#onlineSubmissions

1) Artigos – dossiê e temática livre

Os textos (também de outras modalidades) devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (exceto para notas de rodapé e citação longa recuada, fonte 10), espaçamento 1,5 (um e meio, exceto para citações longas, cujo espaço é simples) entre as linhas e parágrafos, configuração da página com formatação de 3,0 cm para a margem superior e 2,0 cm para a inferior; 3 cm para a margem esquerda e 2,0 cm para a direita, em papel A4 (210 x 297 mm), justificados orientação “retrato”. Páginas numeradas, incluindo a do título, no canto inferior direito. O recurso nota de rodapé do Word só deverá ser utilizado em casos relevantes que não caibam na sequência lógica do texto; todas as citações diretas inseridas no texto deverão ser acompanhadas da chamada de referência (AUTOR, data e número da página) da obra de onde foram extraídas. Por exemplo: (HORKHEIMER, 1988, p. 326). As referências bibliográficas completas deverão ser listadas no final do texto na seção Referências. Não numerar a Introdução e a Conclusão. Para as demais seções, utilizar números arábicos.

a) Título e subtítulo (se houver): na primeira linha da primeira página, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula.

b) Indicação de autoria: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, somente iniciais maiúsculas, seguido de nota de rodapé indicando titulação e instituição, assim como o e-mail para contato.

c) Resumo: resumo em Português e em mais uma língua (Inglês, Espanhol, Francês ou Italiano). Texto de 150 a 200 palavras, com 5 palavras-chave, fonte Times, corpo 12, alinhamento justificado, entrelinha simples, três linhas abaixo do nome do autor. O termo RESUMO deve estar em caixa alta, sem negrito, seguido de dois pontos.

d) Palavras-chave: devem ser situadas duas linhas abaixo do Resumo. Colocar o título “PALAVRAS-CHAVE” em caixa alta, sem negrito. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

e) Citações diretas curtas: (de até três linhas) devem integrar o corpo do texto, ser assinaladas entre aspas e seguidas da indicação da chamada bibliográfica - sobrenome do autor, data da publicação e página, entre parêntesis: (SARTRE, 1988, p. 49). Obs: havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (MARX, 1964a, p. 81) – (MARX, 1964b, p. 112). Deve-se repetir a norma em toda nota, mesmo para referência já utilizada; não utilizar ‘idem’ ou similares. Para as citações cujo texto foi traduzido pelo autor do artigo deve-se incluir, ao final da chamada da citação, a expressão ‘tradução nossa’ dentro dos parêntesis.

f) Citações longas: (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, espaço simples e sem aspas, acompanhadas da chamada bibliográfica: sobrenome do autor em caixa alta, data da publicação e página, entre parêntesis.

g) Citação de fonte secundária – citação de citação (quando inevitável): no corpo do texto, citar os autores dos dois textos, data e página do autor consultado. Ex.: (ANDERSEN apud MARX, 1968, p. 23). Se no corpo do texto: Andersen citado por Marx (1968, p. 23).

Para as citações indiretas (livres) a informação da página é opcional: (SARTRE, 1988).

h) As notas explicativas devem ser inseridas no rodapé; não devem ser utilizadas para referência de obras.

 

i) Referências

As referências bibliográficas devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista de referências deve seguir o modelo dos exemplos abaixo:

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver (sem negrito). Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação.

KANT, Immanuel. Prolégomènes a toute métaphysique future: qui pourra se présenter comme science. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1930. (Bibliothèque des textes philosophiques).

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução Ísis Borges B. da Fonseca. 21. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009.

Parte de obra: SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE (ou capítulo). Prenome sem abreviatura. Título da parte (subtítulo, se houver, antecedido de dois pontos). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver. Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final da parte (obrigatório).

FREGE, Gottlob. Sobre o sentido e a referência. In: FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009. p. 129-158.

Artigos de periódicos

Autor único:

PINTO, Paulo R. Margutti. Aspectos do problema da causalidade em Kant. Síntese: revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 87, p.17-32, jan. 2000.

MARQUES, Bonifácio. Filosofia e cultura. Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 10-21, out.-dez., 2001.

RODRIGUES, Carla. Antígona: lei do singular, lei no singular. Sapere Aude.

v. 3, n. 5, 2012. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3500>. Acesso em: 23/08/2012.

Mais de um autor:

KLOTZ, Christian; NOUR, Soraya. Dieter Henrich, leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias. Kriterion: revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 115, p.145-165, jan. 2007.

Trabalhos acadêmicos (teses e dissertações): SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em negrito): subtítulo (se houver). Ano de publicação. Tipo de documento (Titulação) – Instituição de Ensino, Local da Instituição, ano da defesa ou da apresentação.

MATOS, Ismar Dias de. Uma descrição do humano no Leviathan. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Belo Horizonte, 2002.

j) Abreviações:

As abreviações, em sua primeira aparição, devem indicar a que nome, por extenso, correspondem no texto. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso. Exemplo: Crítica da razão pura (CRP).

2) Resenhas

O texto das resenhas deve ser antecedido da referência bibliográfica completa da obra resenhada. As resenhas de dissertações e teses devem conter: título; nome do autor (incluindo em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional, assim como endereço e e-mail para contato). Para resenhas não se pede o resumo do texto nem as palavras-chave.

APRECIAÇÃO PELO CONSELHO EDITORIAL

Os trabalhos apresentados serão avaliados pela Comissão Editorial, que os encaminhará a consultores ad hoc, a seu critério. A Comissão reserva-se o direito de apontar possíveis correções nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista; e de efetuar pequenas alterações que não afetem o conteúdo do texto, sem comunicação. Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos. Em caso de aceitação com indicação de alterações, os trabalhos deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 20 dias.

Sejam todos bem-vindos: filósofos, linguistas, historiadores e amigos da filosofia.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O RESUMO e a versão em língua estrangeira contêm entre 150 e 200 palavras.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Serão aceitos artigos de pesquisadores com titulação mínima de Mestre, segundo exigências de agências indexadoras. Resenhas e comunicações estão abertas a pesquisadores em geral, também a mestrandos e graduandos.

Declaração de Direito Autoral

TERMO DE DECLARAÇÃO:

Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. o RESUMO e o ABSTRACT contém entre 150 e 200 palavras.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Serão aceitos artigos de pesquisadores com titulação miníma de Mestre, segundo exigências de agências indexadoras.

    Resenhas e comunicações estão abertas a pesquisadores em geral.

 

Declaração de Direito Autoral

TERMO DE DECLARAÇÃO:

Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.