A PESSOA EM PERSPECTIVA: QUESTÕES BIOÉTICAS POR ENGELHARDT JR. E SÈVE

  • Jefferson Martins Cassiano Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Pessoa. Bioética. Engelhardt Jr. Sève.

Resumo

Este artigo examina a conceituação do ser humano como pessoa na contemporaneidade. Para tanto, considera-se que na bioética a definição de pessoa se torna um tema fundamental no debate. Isso implica contextualizar a bioética em suas relações com as tecnociências e os direitos humanos. A fim de promover esta proposta, recupera-se a tese antropológica e moral de Kant, com o intuito de assinalar um leitmotiv para as teses de Engelhardt Jr. e Sève. Nesse ponto, destaca-se especialmente o estatuto do embrião humano como um desafio comum para os autores desenvolverem suas perspectivas sobre o ser humano como pessoa. Assim, pode-se evidenciar como as teses de Engelhardt Jr. e Sève contribuem para o direcionamento do conceito de pessoa.

Biografia do Autor

Jefferson Martins Cassiano, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Filoaofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. E-mail: jeffmarcas@hotmail.com.

Publicado
22-12-2019
Como Citar
Cassiano, J. M. (2019). A PESSOA EM PERSPECTIVA: QUESTÕES BIOÉTICAS POR ENGELHARDT JR. E SÈVE. Sapere Aude, 10(20), 765-779. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p765-779
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT