O PROBLEMA ÉTICO NA EDUCAÇÃO E O USO DA LINGUAGEM

  • Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e Silva UNIPÊ
  • Luiz Cláudio Inocêncio
Palavras-chave: Ética. Educação. Linguagem. Discurso. Problemas na educação.

Resumo

Neste trabalho o objetivo geral é o de desenvolver uma reflexão séria sobre o problema ético na educação com base em fundamentos da Filosofia Clássica sobre a ética e as possíveis relações da Filosofia Contemporânea a partir da Ética da linguagem desenvolvida por John Langshaw Austin. Primeiro, buscaremos elementos teóricos que nos permitam desenvolver o debate sobre problemáticas educacionais e abordar alguns problemas inerentes à ética na educação, e, por fim, apontar possíveis relações entre o uso ético da linguagem e educação. Desse cenário sobressai a discussão iniciada no século XXI abordando a ética educacional e a exigência por atitudes éticas que constituem os espaços da academia e da política. Segue a pergunta que se estabelece: como o discurso sobre o ser e o agir humanos, diante do problema ético na educação, pode contribuir para a formação humana?

Biografia do Autor

Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e Silva, UNIPÊ

Doutorado (DF/PUC-Rio). Mestrado (UFPB/2006). Doutorado em Linguística (PROLING/UFPB-2015). Mestrado em Letras (PPGL/2007). Em curso, doutorado em Educação (PPGE-UFPB). Professora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ – Cruzeiro do Sul). E-mail: helciamacedo@yahoo.com.br.

Luiz Cláudio Inocêncio

Mestre em Filosofia no programa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-Campus de Toledo). E-mail: luizclaudioinocencio@hotmail.com.

Publicado
22-12-2019
Como Citar
de Carvalho Diniz e Silva, H. M., & Inocêncio, L. C. (2019). O PROBLEMA ÉTICO NA EDUCAÇÃO E O USO DA LINGUAGEM. Sapere Aude, 10(20), 578-599. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p578-599
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: ÉTICA E EDUCAÇÃO/ETHICS AND EDUCATION