VOZES DA PRISÃO

Dialogia, linguagem e intolerância em relatos orais dos recuperandos da APAC/Santa Luzia.

  • Maria Carmem Schettino Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Robson Figueiredo Brito Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Linguagem. Intolerância. Dialogia. Penas Alternativas. Modos de Dizer.

Resumo

Este artigo é fruto do projeto (A)penas Humanos: ações interdisciplinares no âmbito da APAC, do Programa de Extensão (PROEX) da PUC Minas. A iniciativa coletiva envolve professores universitários e alunos extensionistas dos cursos de Psicologia e Filosofia do Programa de Extensão, bem como recuperandos da APAC de Santa Luzia. Nossa proposta é apresentar os sentidos e significados da escuta dos extensionistas, sob supervisão docente, em relação ao dizer dos recuperandos desse grupo quando em interação com os membros da Universidade, no diálogo a respeito do cotidiano do cumprimento de penas alternativas no sistema proposta pela Associação. Ancoramo-nos teórica e metodologicamente no tripé conceitual de Dialogia, Linguagem e Polifonia com vistas a depreender nesses modos de dizer, sempre em contexto  interativo, sinais reveladores de (pré)conceitos e valores, que podem revelar intolerância, provenientes de vozes sociais que atravessam o discurso dos sujeitos envolvidos neste trabalho coletivo e cooperativo entre os campos discursivos da Universidade e a APAC, que se entretecem, e também da Psicologia Social. 

Biografia do Autor

Maria Carmem Schettino Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Psicologia. Professora da Faculdade de Psicologia e Membro do Núcleo Direitos Humanos e Inclusão da PROEX, da PUC Minas. Participante e Supervisora do Programa (A)penas Humanos na APAC de Santa Luzia, da PUC Minas. E-mail: mcsm14@terra.com.br.  

Robson Figueiredo Brito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa e doutorando em Teoria do Direito pelo PPG – Direito, da PUC Minas. Professor do Departamento de Filosofi. Pesquisador do NELLF (Núcleo de Linguagem, Letramentos e Formação) do PPG-Letras, Coordenador de Extensão do Curso de Filosofia. E-mail: robsonbrito@pucminas.br.

Publicado
22-12-2019
Como Citar
Schettino Moreira, M. C., & Figueiredo Brito, R. (2019). VOZES DA PRISÃO . Sapere Aude, 10(20), 534-556. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p534-556
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER