LINGUAGENS, INTOLERÂNCIA E DIALOGIA

  • Márcio Antônio de Paiva PUC Minas
Palavras-chave: Linguagens, Intolerância, Dialogia

Resumo

Nosso mundo hodierno se deixa exprimir e entender em múltiplas linguagens. A articulação do sentido que se dá na compreensão do mundo e na sua interpretação é linguagem. Hoje já se fala até em linguagens de máquinas! E há aquelas que nada comunicam, mas causam estrago. Há linguagens fake, há outras de tribos contemporâneas. Há muitas linguagens: fechadas, dogmáticas, outras relativistas e fragmentadas. Estaríamos próximos ao mito bíblico-teológico da torre de babel? Há a hipótese de que, diante das múltiplas linguagens, é-se tentado a anular a diferença e a legitimidade do outro. Por isso, o presente dossiê abre discussões para profícuo debate entre Linguagens, intolerância e dialogia.

Biografia do Autor

Márcio Antônio de Paiva, PUC Minas

Doutor em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (Roma). Coordenador do Curso de Filosofia e Chefe do Departamento de Filosofia da PUC Minas. E-mail: p.marciopaiva@yahoo.com.br.

Publicado
22-12-2019
Como Citar
Paiva, M. A. de. (2019). LINGUAGENS, INTOLERÂNCIA E DIALOGIA. Sapere Aude, 10(20), 460-466. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p460-466