O AMOR E MEMÓRIA NO LIVRO X DAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO

  • Fabiano Veliq PUC Minas
  • Ana Paula Ferreira Gomes PUC Minas
Palavras-chave: Amor, Memória, Deus, Vida Feliz

Resumo

No presente artigo, temos por objetivo focalizar nas temáticas do Amor e da Memória, por meio das quais Agostinho busca alcançar a Deus, abordadas, principalmente, no livro X das Confissões, temas esses de grande relevância na produção científica e filosófica até a atualidade. Seguimos para o exame da alma como parte constituinte do ser e a vinculação dessa à memória, reconhecidas por meio do processo de autoconhecimento do autor. O estudo da referida memória se dá por meio das metáforas apresentadas por Agostinho, sendo relevante, posteriormente, para o aprofundamento de questões como a temporalidade e a Vida Feliz. Por fim, discutimos as volúpias dos sentidos, que dialogam, mais uma vez, com a temática do amor.

 

Biografia do Autor

Fabiano Veliq, PUC Minas

Formado em Filosofia pela UFMG com Especialização em Teologia Sistemática pela Faculdade Batista de Belo Horizonte. Mestre em Filosofia da Religião pela FAJE e Doutor em Psicologia pela PUC Minas.

Ana Paula Ferreira Gomes, PUC Minas

Graduanda em Psicologia pela PUC Minas.

Publicado
22-12-2020
Como Citar
Veliq, F., & Gomes, A. P. F. (2020). O AMOR E MEMÓRIA NO LIVRO X DAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO. Sapere Aude, 11(22), 577-588. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n22p577-588