FILOSOFIA NOS TEMPOS DA PANDEMIA E O CONTRIBUTO DE KARL JASPERS

  • Nivaldo Duarte de Marins Departamento de Filosofia Faculdade de Letras do Porto, Portugal.
Palavras-chave: Pandemia, Jaspers, Verdade, Comunicação, Razão

Resumo

Uma pandemia é um problema de saúde pública. Uma pandemia envol ve esforços do saber científico médico. Surge a questão: Qual o contributo da filosofia nesta pandemia? Ao longo do texto, a partir da Filosofia da Existência de Karl Jaspers, expressamos uma resposta. Em primeiro lugar, valorizamos a verdade no plano científico. A verdade que é demonstrada e acatada pela comunidade científica. A verdade que advém da ciência é acolhida, por cada um de nós, através de um momento próprio de escolha e racionalidade. Esse posicionamento será chamado por Jaspers de “ heroismo solitário “ .

No entanto, tal tipo de heroísmo é incompleto. Demonstramos no texto que o “heroísmo solitário” deve ser complementado pelo heroísmo solidário. O heroísmo solidário diz respeito a comunicação que empreendemos com a comunidade em que vivemos. A comunicação com o outro vai exercer um papel fulcral não só no nosso crescimento pessoal, mas sobretudo na disseminação da verdade científica. Por último , invocamos possiveis preconceitos contra o nosso ponto de vista que serão rebatidos. Defendemos que o eixo complementar das duas formas de heroismo é preservado pela presença da Razão , frente aos imensos desafios que se avizinham.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo Duarte de Marins, Departamento de Filosofia Faculdade de Letras do Porto, Portugal.
Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do Porto ; Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras do  Porto ; Doutorando em Filosofia pela Fa culdade de Letras do Porto.
Publicado
09-07-2021
Como Citar
de Marins, N. D. (2021). FILOSOFIA NOS TEMPOS DA PANDEMIA E O CONTRIBUTO DE KARL JASPERS. Sapere Aude, 12(23), 54-65. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n23p54-65
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER