DIREITOS HUMANOS E ATUAÇÃO DA POLÍCIA DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE NA MANUTENÇÃO E REPOSIÇÃO DA ORDEM PÚBLICA

  • Armando Manuel Luciano Universidade Católica de Moçambique
  • Murilo Karasinski
Palavras-chave: Direitos humanos, PRM, Moçambique.

Resumo

Na atualidade, a salvaguarda do direito à liberdade de expressão e as conquistas da democracia estão se tornando cada vez mais comuns no Estado de Direito. Portanto, democracia é vista como sinônimo de reuniões ou manifestações pacíficas ou violentas, acidentais ou previamente notificadas. Face aos novos riscos e ameaças à ordem e tranquilidade públicas, a gestão destes incidentes requer muito empenho por parte das autoridades policiais e do pessoal da segurança pública moçambicanos. Neste capítulo, discute-se o ramo da PRM que mantém e restaura a ordem pública. No caso de desordem pública, há evidências do nível de comando e controle, e do nível de atualização das tropas. A pesquisa ajudará a entender a organização e o modelo de desempenho da PRM, o que ajudará a compará-lo com o modelo PSP posteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Manuel Luciano, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em humanidades. Mestre de Gestão e administracão educacional pela Universidade Católica de Moçambique (UCM).

Murilo Karasinski

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui graduação em Direito e mestrado em Filosofia  pela PUCPR, com enfoque nas implicações éticas do Pós-Humanismo. 

Publicado
29-12-2021
Como Citar
Luciano, A. M., & Karasinski, M. (2021). DIREITOS HUMANOS E ATUAÇÃO DA POLÍCIA DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE NA MANUTENÇÃO E REPOSIÇÃO DA ORDEM PÚBLICA . Sapere Aude, 12(24), 559-574. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n24p559-574
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT