FILOSOFIA MORAL E TEORIA DA JUSTIÇA:

Aproximação entre deontologismo procedimental e teleologismo substancial

Palavras-chave: deontologismo; teoria da justiça; ética da virtude; metafísica realista

Resumo

Este trabalho defende, à luz da filosofia moral presente na obra Uma Teoria da Justiça de John Rawls, a possibilidade de convergência entre a deontologia procedimental e o teleologismo substancial em duas perspectivas: dentro da própria lógica rawlsiana, na qual haveria uma complementaridade entre o justo e o bem, conforme exposto por Denis Silveira, e na ótica da ética kantiana reivindicada por Rawls, a qual, segundo Gustavo França, possui estrutura teleológica. Demonstra-se a possibilidade de superação do embate subjacente nessa filosofia moral, enfrentado por Rawls, entre o universalismo (liberal) e o particularismo (comunitarista). Como base na pesquisa bibliográfica como metodologia, afirma-se que a busca legítima e autônoma dos indivíduos pelos bens que entendam valiosos coaduna-se com os bens e deveres devidos à comunidade, conforme a racionalidade prática da ética da virtude elucidada por Cruz Prados. Isso pode representar uma contribuição para a concretização da justiça igualitária pretendida por Rawls.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chiara Costa, UFPA

Chiara de Sousa Costa. Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Pós graduada (MBA) em Direito Civil e Processo Civil pela FGV. Membro do Grupo de Pesquisa "Tradição da Lei Natural" (CNPq). Atualmente é Advogada do Banco da Amazônia, em Belém. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, especialmente fraternidade sob a ótica da Teoria da Lei Natural.

Sales Pinheiro, UFPA

Configurações

Victor Sales Pinheiro. Doutor em Filosofia pela UERJ (Tese sobre Heidegger e Platão). Mestre em Filosofia pela PUC-RIO (Dissertação sobre a República de Platão). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Autor do livro "A crise da cultura e a ordem do amor. Ensaios filosóficos" (Ed. É Realizações) e de "A filosofia do direito natural de John Finnis" (Ed. Lumen Juris). Coordenador da Coleção Teoria da Lei Natural (Ed. Lumen Juris) e dos Grupos de Pesquisa (CNPq) "Tradição da Lei Natural" e Razão pública, secularização e direitos humanos: casos, princípios e teorias políticas?. 

 

Publicado
29-12-2021
Como Citar
Costa, C., & Pinheiro, V. S. (2021). FILOSOFIA MORAL E TEORIA DA JUSTIÇA: . Sapere Aude, 12(24), 538-558. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n24p538-558
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT