CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLATONISMO DE GADAMER

Palavras-chave: Filosofia; Hermenêutica; Platão; Gadamer; Schleiermacher.

Resumo

O objetivo deste artigo é refazer parte da trajetória inicial do diálogo entre Gadamer e Platão. Para isso, pretende-se identificar em que medida pode-se considerá-lo um platônico, verificar a origem dialética da hermenêutica, inseri-lo na tradição da interpretação moderna – de ascendência schleiermacheriana – dos estudos platônicos, analisar a sua compreensão do diálogo socrático e da dialética platônica. A hipótese da pesquisa remonta à conjunção, a partir da filosofia de Schleiermacher, da hermenêutica – como diálogo do intérprete com o texto – e da dialética platônica – originada do diálogo socrático. Para verificar a hipótese serão examinados, primeiro, textos do próprio Gadamer em que o autor relata sua aproximação a Platão. Em seguida serão examinadas as contribuições de Schleiermacher para a hermenêutica dos textos platônicos e sua importância para o pensamento de Gadamer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Sales Pinheiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Centro Universitário do Pará (CESUPA). Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Graduado em Direito no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Coordenador dos Grupos de Pesquisa (CNPq) “Tradição da Lei Natural” e “Razão Pública, Secularização e Lei Natural”. Site: www.dialetico.com.br.

Publicado
16-07-2022
Como Citar
Pinheiro, V. S., & Siqueira, G. (2022). CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLATONISMO DE GADAMER. Sapere Aude, 13(25), 211-235. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n25p211-235
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT