Pedagogia do dilaceramento

  • Carlos Enrique Restrepo Instituto de Filosofia da Universidade de Antioquia (Medellín-Colombia)

Resumo

O artigo pretende tratar dos elementos dispostos nos Escritos de Nüremberger e Heidelberger (“Escritos Pedagógicos”) de G.W.F. Hegel, escritos entre 1809 e 1815. Embora os Escritos padeçam de uma aparente assistematicidade são os elementos que lhes dão unidade face às concepções da filosofia hegeliana. Seu tratamento não se restringe ao problema da educação filosófica, mas se refere à formação em geral. Enseja-se problematizar a pedagogia do dilaceramento, em seu sentido de uma compreensão da vida – da vida do espírito – como resistência, como um conjunto de forças que resistem em especial a morte em criterioso processo dialético.

The article intends to address the elements disposed in the Nüremberger und Heidelberger Schriften (“Pedagogical Writings”) by G. W. F. Hegel, written between 1809 and 1815. Although the work suffer from an apparent unsystematic condition, precisely the elements are what gives it unity before the conceptions of Hegelian philosophy. The question ad-dressed is not restricted to the problem of philosophical education, but it regards formation in general. It is intended to problematize the pedagogy of dilaceration, in its sense of com-prehension of life – life of the spirit – as resistance, as a conjunct of forces which resists especially death, in a scrupulous dialectical process.

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Biografia do Autor

Carlos Enrique Restrepo, Instituto de Filosofia da Universidade de Antioquia (Medellín-Colombia)

Professor do Instituto de Filosofia da Universidade de Antioquia (Medellín-Colombia). Graduado (1998) e doutorado (2011) em filosofia. Pesquisador do Grupo: “Filosofia y Enseñanza de la Filosofía” (U. de A.). Tem experiência nas áreas de Filosofia Moderna (Hegel), Filosofia Francesa Contemporânea e Ensino de filosofia. Livros: La remoción del ser. La superación teológica de la metafísica (Bogotá, Editorial San Pablo, 2012). Compilações: Didácticas de la filosofía I: Para una pedagogía del concepto (Bogotá, Editorial San Pablo, 2011); Didácticas de la filosofía II: Experiencias, instrumentos y métodos (Bogotá, Editorial San Pablo, 2011).

Professor do Instituto de Filosofia da Universidade de Antioquia (Medellín-Colombia). Graduado (1998) e doutorado (2011) em filosofia. Pesquisador do Grupo: “Filosofia y Enseñanza de la Filosofía” (U. de A.). Tem experiência nas áreas de Filosofia Moderna (Hegel), Filosofia Francesa Contemporânea e Ensino de filosofia. Livros: La remoción del ser. La superación teológica de la metafísica (Bogotá, Editorial San Pablo, 2012). Compilações: Didácticas de la filosofía I: Para una pedagogía del concepto (Bogotá, Editorial San Pablo, 2011); Didácticas de la filosofía II: Experiencias, instrumentos y métodos (Bogotá, Editorial San Pablo, 2011).

Referências

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Publicado
10-01-2013
Como Citar
Restrepo, C. E. (2013). Pedagogia do dilaceramento. Sapere Aude, 3(6), 407-420. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4628
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT