Beauvoir explica: o fenômeno da reificação das mulheres na mídia brasileira

  • Djamila Ribeiro Universidade Federal de São Paulo

Resumo

A comunicação foi apresentada em junho de 2011, por ocasião de The Nineteenth International Conference of the Simone de Beauvoir Society, ocorrido na Universidade de Eugene, Oregon, EUA. Diversos pesquisadores de todas as partes do mundo ali discorreram sobre pontos de vistas diferenciados acerca de tópicos atuais acerca do pensamento de Simone de Beauvoir. O rabalho tratou do tópico“Beauvoir Explains: The Phenomenon of ‘Fruits Women’ in Brazilian Media and the Role of the Midiatic Pimps”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djamila Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo
Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro fundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidade (MAPÔ) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo

Referências

BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo – fatos e mitos; tradução de Sérgio Milliet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo – a experiência vivida; tradução de Sérgio Millet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BEAUVOIR: Simone. Por uma moral da ambigüidade; tradução de M.J. de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada – ensaio de ontologia fenomenológica; tradução de Paulo Perdigão. Petropólis, RJ: Vozes, 1997.

NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem. São Paulo: Editora Rosa dos Tempos, 1995.

Simone de Beauvoir & os feminismos do século XX (Corrêa, 1999); Cadernos Pagu, vol. 12.

SCOTT, Joan Wallach “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez, 1995.

SIMONS, Margaret A. Beauvoir and the second sex: feminism, race, and the origins of existentialism. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 1999.

Publicado
08-02-2013
Como Citar
Ribeiro, D. (2013). Beauvoir explica: o fenômeno da reificação das mulheres na mídia brasileira. Sapere Aude, 3(6), 489-492. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4766
Seção
COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS