Tessituras delicadas: histórias de mulheres

  • Daniela de Freitas Marques Faculdade de Direito UFMG

Resumo

Os atributos do ser e do tornar-se mulher ligam-se aos fios: o ato de fiar, tecer e bordar e o gesto de pentear os cabelos, entrelaçando-os em desenhos sutis ou cobrindo-os com véus de tecidos opacos ou acinzentando-se pelas estações. Os saberes são gestados nos ventres das bibliotecas e as mulheres são geradoras da vida, com seus profundos abismos e com seus altos plátanos. Graças ou Fúrias – as mulheres com todos os nomes e todas as histórias – são como as parcas. A vida verdadeira tem como condão o tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Freitas Marques, Faculdade de Direito UFMG
Professora Adjunta de Ciências Penais da Faculdade de Direito da UFMG. Juíza de Direito do juízo militar/Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.

Referências

ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Tradução, prefácio e notas prévias de Hernâni Donato. São Paulo: Abril, 1981.

BORGES, Jorge Luis. Sete Noites. Trad. João Silvério Trevisan. São Paulo: Max Limonad, 1985.

BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia. A Idade da Fábula. Histórias de Deuses e Heróis. Trad. David Jardim Júnior. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. Com Bill Moyers, org. Betty Sue Flowers. Tradução Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CASTELLO BRANCO, Camilo. Poetas e Prosadores (Cartas a Ernesto Biester). Revista Contemporanea de Portugal e Brazil. Quarto Anno. Lisboa: Escriptorio da Revista Contemporanea de Portugal e Brazil, 1864.

CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de Símbolos. Trad. Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Centauro, 2005.

TATAR, Maria. Contos de Fadas. Edição Comentada e Ilustrada. Edição, introdução e notas Maria Tatar. Tradução Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CORRADI, Massimo. Les Femmes Fatales. Parole e Immagini. Genova: Edizioni di Storia, Scienza, Tecnica, 2010.

D’ISLE-ADAM, Villiers. A Eva Futura. São Paulo: EDUSP, 2001.

DURANT, Will. Heróis da História. Uma breve história da civilização da Antiguidade ao Alvorecer da era Moderna. Tradução de Laura Alves e Aurélio Barroso Rebello. Porto Alegre: L&PM, 2012.

FAUR, Mirella. Mistérios Nórdicos. Deuses. Runas. Magias. Rituais. Sâo Paulo: Pensamento, 2007.

GILSON, Étienne. Heloísa e Abelardo. São Paulo: EDUSP, 2007.

HUGO, Victor. Lucrecia Borgia. Obras Completas de Víctor Hugo, III. Valencia: Terraza, Aliena y Compañía, Editores, 2012.

LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de vida (Pulsações). Lisboa: Relógio d’Água, 2012.

MITRAUD, Carlos Augusto. História e Tradição no Livro I de Tito Lívio. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-79TENU/trabalho_corrigido_2008.pdf?sequence=1. Data de acesso em: 31 de março de 2014

Publicado
22-05-2014
Como Citar
Marques, D. de F. (2014). Tessituras delicadas: histórias de mulheres. Sapere Aude, 5(9), 253-266. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/7389
Seção
ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER