Desenvolvimento de Aplicativos Web Com R e Shiny: inovações no ensino de Estatística

Andréa Cristina Konrath, Silvio Aparecido da Silva, Elisa Henning, Luciane Mulazani dos Santos, Rodrigo Gabriel de Miranda, Robert Wayne Samohyl

Resumo


A utilização de objetos de aprendizagem com interfaces digitais, interativas e dinâmicas é uma alternativa que pode ser inovadora no ensino de conceitos de Estatística e na realização de suas análises, uma vez que possibilita tipos de visualização e interatividade que, em grande parte das vezes, não são alcançados no ambiente lápis e papel. Neste artigo, apresenta-se uma discussão a respeito das características e das potencialidades do pacote Shiny do software R para desenvolver aplicativos web voltados ao ensino e à pesquisa, no âmbito da Estatística estudada no Ensino Superior. O Shiny é um pacote desenvolvido para usuários do software R, que é um ambiente para computação estatística. Com o Shiny, podem-se criar aplicações interativas em linguagem HTML, de forma simples e intuitiva, sem necessidade de conhecimento de outras linguagens de programação além da linguagem R. Neste trabalho, foi desenvolvida uma aplicaçao por meio do pacote Shiny, utilizando os resultados do ENEM no Estado de Santa Catarina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p55-71

Indexadores e Repositórios/Banco de dados: