Videoanálise e Ensino de Física em Situação de Vulnerabilidade Social

Resumo

O presente trabalho apresenta uma aplicação em sala de aula do software livre Tracker, que é destinado à vídeoanálise, ou análise de movimentos quadro a quadro. A utilização do programa tem como objetivo criar alternativas para a falta de um efetivo laboratório didático de Ciências, falta que é um problema real em várias escolas brasileiras. Com a videoanálise, é possível abordar conceitos de Física por meio de filmagens feitas com câmeras digitais, inclusive aquelas presentes em telefones celulares. Os filmes podem ser gravados e analisados com o próprio Tracker ou com auxílio de um programa de planilhas eletrônicas. A proposta foi aplicada em turmas do 1.º ano do Ensino Médio em uma escola pública da rede estadual, que atende alunos de uma região carente e com grande risco social. A avaliação do trabalho foi realizada por meio de um relatório contendo questões sobre queda livre, comparando situações em que o programa foi usado com outras em que não foi. O material utilizado propôs aos alunos uma dinâmica motivadora para aprender e aplicar seus conhecimentos. Além disso, as aulas serviram de estímulo aos estudantes para um uso inclusivo e crítico de recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Jorge Alberto Lenz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor classe DV do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Ópticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiações e Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: laser de alta potência, processamento com laser, ablação com laser (laser ablation), deposição de filmes finos por laser pulsado, formação de nanopartículas por ablação com laser pulsado.
Publicado
28-05-2019
Como Citar
de Oliveira, F. A., Lenz, J. A., Saavedra Filho, N. C., & Bezerra Junior, A. G. (2019). Videoanálise e Ensino de Física em Situação de Vulnerabilidade Social. Abakós, 7(2), 3-21. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p3-21
Seção
Artigos completos / Full papers