Objeto de Aprendizagem Virtual como Recurso Pedagógico Interativo para Resolução de Questões de Biologia no ENEM

Marcus Vinícius Alves Nascimento, Claudia Vilhena Schayer Sabino

Resumo


Entre as faculdades humanas destacam-se o conhecimento e o pensamento, talvez como as de maior importância. A escola se concentra em aumentar o conhecimento, e se esquece do pensamento. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o firme propósito de avaliar a capacidade de pensar dos alunos, com foco no raciocínio e não mais no que o aluno decorou. O ENEM tem a maioria de suas questões direcionadas para mensurar a competência de resolver situações-problemas, construídas muitas vezes por meio de gráficos, que requerem interpretação para a tomada de decisões. Alunos da área de Biologia têm muitas vezes dificuldades para resolver problemas cuja solução depende da interpretação de gráficos. O presente trabalho apresenta um Objeto de Aprendizagem Virtual (OAV), um site, construído com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) e na técnica “Ação da roda”, para resolução de problemas. Os resultados mostraram que a metodologia foi eficaz na aprendizagem e que a técnica “Ação da roda”, além de facilitar a resolução de problemas, pode contribuir para melhorar a habilidade de pensar e aprender.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p22-44

Indexadores e Repositórios/Banco de dados: