Objeto de Aprendizagem Virtual como Recurso Pedagógico Interativo para Resolução de Questões de Biologia no ENEM

  • Marcus Vinícius Alves Nascimento
  • Claudia Vilhena Schayer Sabino PUC Minas

Resumo

Entre as faculdades humanas destacam-se o conhecimento e o pensamento, talvez como as de maior importância. A escola se concentra em aumentar o conhecimento, e se esquece do pensamento. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o firme propósito de avaliar a capacidade de pensar dos alunos, com foco no raciocínio e não mais no que o aluno decorou. O ENEM tem a maioria de suas questões direcionadas para mensurar a competência de resolver situações-problemas, construídas muitas vezes por meio de gráficos, que requerem interpretação para a tomada de decisões. Alunos da área de Biologia têm muitas vezes dificuldades para resolver problemas cuja solução depende da interpretação de gráficos. O presente trabalho apresenta um Objeto de Aprendizagem Virtual (OAV), um site, construído com base nos princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) e na técnica “Ação da roda”, para resolução de problemas. Os resultados mostraram que a metodologia foi eficaz na aprendizagem e que a técnica “Ação da roda”, além de facilitar a resolução de problemas, pode contribuir para melhorar a habilidade de pensar e aprender.

Biografia do Autor

Claudia Vilhena Schayer Sabino, PUC Minas
Possui Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Trabalhou 32 anos como pesquisadora da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na graduação. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Meio Ambiente e Radioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, ensino/aprendizagem, quimiometria e radioquímica. 
Publicado
28-05-2019
Como Citar
Nascimento, M. V. A., & Sabino, C. V. S. (2019). Objeto de Aprendizagem Virtual como Recurso Pedagógico Interativo para Resolução de Questões de Biologia no ENEM. Abakós, 7(2), 22-44. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n2p22-44
Seção
Artigos completos / Full papers