Caracterizações do Pensamento Algébrico na Escola Básica

  • Marcela da Silva Caetano Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Discente
  • Márcia Maria Fusaro Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Docente
Palavras-chave: Pensamento Algébrico. Ensino de Matemática. Matemática. Álgebra na Escola Básica.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo sobre caracterizações do que vem sendo entendido como Pensamento Algébrico na escola básica. Apresentamos autores que são referências constantes em pesquisas sobre o tema, e discutimos os elementos teóricos elaborados por eles, com resultados e exemplos da utilização de tais noções em investigações empíricas. Concluímos apresentando nosso próprio entendimento sobre Pensamento Algébrico na escola básica, com reflexões sobre quando, como e por que elaborar atividades em sala de aula da escola básica que tenham por objetivo o seu desenvolvimento, e que promovam habilidades que serão posteriormente requeridas em conteúdos mais avançados da Matemática.

Publicado
30-05-2020
Como Citar
Rodrigues, M. da S. C., & Pinto, M. M. F. (2020). Caracterizações do Pensamento Algébrico na Escola Básica. Abakós, 8(1), 86-102. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n1p86-102
Seção
Artigos completos / Full papers