Análise das Estratégias Utilizadas por Docentes do Ensino Fundamental para Resolver Tarefa Exploratório-Investigativa no Ensino da Pré-álgebra

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates http://orcid.org/0000-0002-0007-8639
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Camila Bassegio Graff Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Taylane Katz Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Camila Troian Universidade do Vale do Taquari - Univates
Palavras-chave: Estratégias. Pré-álgebra. Anos iniciais.

Resumo

O presente trabalho é oriundo de um grupo de pesquisa integrado por professores, mestrandos e bolsistas de graduação, e tem como objetivo relatar o desenvolvimento e os resultados emergentes de uma atividade investigativa elaborada pelo grupo em questão. Os dados aqui apresentados procedem de uma formação continuada de professores, realizada em uma cidade do Vale do Taquari, no segundo semestre do ano de 2017, em que o grupo de pesquisa, em conjunto com a Secretaria Municipal, propôs a realização de atividades de cunho exploratório-investigativa. O objetivo era integrar setenta professores que atuavam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de modo que os envolvidos participassem de forma ativa e se inteirassem de novos métodos de ensino. Salienta-se que a coleta de dados se embasou nas transcrições dos áudios gravados durante a prática, além de fotos e anotações contidas nos diários de  campo dos pesquisadores. Os resultados analisados apontam a emergência de duas conjecturas diferentes para resolução da tarefa aplicada. Ademais, observou-se a importância do material manipulativo para alcançar o objetivo de encontrar conjecturas corretas para a tarefa.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates
Professora da Universidade do Vale do Taquari. Doutora em Informática na Educação.
Publicado
29-11-2019
Como Citar
Rehfeldt, M. J. H., Quartieri, M. T., Giongo, I. M., Graff, C. B., Katz, T., & Troian, C. (2019). Análise das Estratégias Utilizadas por Docentes do Ensino Fundamental para Resolver Tarefa Exploratório-Investigativa no Ensino da Pré-álgebra. Abakós, 7(3), 03-21. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n3p03-21
Seção
Artigos completos / Full papers