Padrões de Projeto na Prática do Ponto de Vista dos Desenvolvedores

  • Bruno Luan Sousa Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-8217-3524
  • Mívian Marques Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariza Andrade da Silva Bigonha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kecia Aline Marques Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Palavras-chave: Padrão de Projeto. Survey. Engenharia de Software.

Resumo

Padrão de projeto é um relevante tema de pesquisa que tem sido empiricamente investigado pela academia nos últimos anos. Entretanto, existe uma lacuna acerca da percepção do uso dos padrões de projeto na prática. Este artigo visa preencher essa lacuna por meio de uma análise de um cenário real brasileiro. Considerando que Belo Horizonte é uma  das principais cidades brasileiras no contexto de desenvolvimento de software, conduziu-se um survey com 58 desenvolvedores de software ativos dessa cidade. Os resultados relatados  neste artigo mostram uma real percepção do uso de padrão de projeto neste importante polo  de desenvolvimento de software. Neste survey, identificou-se que padrões de projeto não estão amplamente disseminados nas indústrias locais, uma vez que 40% dos participantes afirmaram não utilizá-los  frequentemente. Além disso, observou-se que a não aplicação de padrões de projeto está principalmente associado à falta de conhecimento pelos desenvolvedores e à falta de incentivo das empresas. Por fim, foram discutidos alguns benefícios apontados pelos participantes e listados os padrões de projeto mais usados e os menos usados pelos desenvolvedores.

Biografia do Autor

Bruno Luan Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais

Bruno L. Sousa é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e graduado em Ciência da Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (2016). Atualmente é doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência em engenharia de software e sua pesquisa é focada em qualidade de software, métricas de software, manutenção de software, evolução de software, análise de software e engenharia de software empírica.

Publicado
30-05-2020
Como Citar
Sousa, B. L., Ferreira, M. M., Bigonha, M. A. da S., & Ferreira, K. A. M. (2020). Padrões de Projeto na Prática do Ponto de Vista dos Desenvolvedores. Abakós, 8(1), 20-42. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n1p20-42
Seção
Artigos completos / Full papers