Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis

  • Caio Almeida Abreu Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jean C.S. Rosa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ecivaldo de Souza Matos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Palavras-chave: Usabilidade Pedagógica. Usabilidade Técnica. Avaliação Heurística. Interação Criança-Computador. m-learning.

Resumo

O mercado de aplicativos móveis educacionais apresenta uma gama diversificada de opções destinadas à satisfação de diversos públicos, sobretudo o infantil. Todavia, parte considerável desses aplicativos abrange diversas idades e desconsidera características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interação diferenciadas e necessidades educacionais específicas. No campo dos estudos de informática na educação, encontrou-se apenas um conjunto de heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais (heurísticas genéricas); todavia, essas heurísticas não consideram aspectos específicos da educação infantil. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em que foi desenvolvido e avaliado um conjunto de heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais específicos para o domínio infantil. As novas heurísticas foram avaliadas por professores e pesquisadores da Educação Infantil, especialistas em Interação Humano-Computador e pesquisadores em Informática na Educação. Além disso, a eficácia e a eficiência dessas novas heurísticas foram avaliadas em relação às heurísticas genéricas, por meio de um experimento no qual identificou-se o grau de cobertura das novas heurísticas, as quais se mostraram mais adequadas para avaliação de aplicativos móveis educacionais quando no domínio infantil.

Publicado
24-11-2020
Como Citar
Abreu, C. A., Rosa, J. C., & Matos, E. de S. (2020). Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis. Abakós, 8(2), 42-60. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2020v8n2p42-60
Seção
Artigos completos / Full papers