Estudo dos Números Reais em um Curso de Análise sob a Perspectiva Investigativa da História da Matemática

  • Kelly Roberta Mazzutti Lübeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: História da Matemática. Análise real. Números reais. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida junto a uma turma do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Análise Real, que se propôs a discutir a formalização dos conjuntos numéricos sob a perspectiva investigativa da História da Matemática. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação e o trabalho teve como objetivos conduzir os acadêmicos a uma possível compreensão da estrutura dos números reais e, consequentemente, da sua importância à fundamentação de conceitos relativos à disciplina através de incursões históricas e, concomitantemente, avaliar a postura destes futuros professores frente às situações investigativas. Além de oferecer uma forma alternativa de se trabalhar determinados conceitos da Análise, pode-se dizer que as discussões que se sucederam foram relevantes à formação de futuros professores que ensinarão Matemática e os resultados da investigação, segundo avaliação dos atores do processo, levaram-nos ao entendimento de que o uso da História favoreceu o processo de aprendizagem relativo aos temas abordados, bem como motivou os alunos a refletirem sobre o papel da Análise na grade curricular e em sua formação.

Biografia do Autor

Kelly Roberta Mazzutti Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE; Colegiado de Matemática.

Publicado
29-03-2021
Como Citar
Lübeck, K. R. M. (2021). Estudo dos Números Reais em um Curso de Análise sob a Perspectiva Investigativa da História da Matemática. Abakós, 9(esp), 59-73. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9nespp59-73
Seção
Artigos completos / Full papers