Ecologia de Aprendizagem para o Ensino de Probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Probabilidade. Ensino e aprendizagem de Probabilidade. Design experiments.

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa que objetiva desenvolver, aplicar e analisar uma sequência de atividades caracterizada como ecologia de aprendizagem orientada para o Ensino e Aprendizagem de Probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isto foram selecionados estudantes dos 7o e 8o anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado de Pernambuco. Baseado na teoria do Design Experiments, a pesquisa foi realizada por meio de três ciclos investigativos envolvendo respectivamente os conceitos de aleatoriedade, espaço amostral e quantificação e comparação de probabilidades. No desenvolvimento do design, percebemos que as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes estão centradas no mapeamento das possibilidades, o que se deve à falta de repertório de estratégias utilizadas para combinações, ou porque os estudantes não as conhecem, ou porque não sabiam aplicá-las nas atividades. Os resultados apontam que os recursos e atividades vivenciados junto aos estudantes possibilitaram a aprendizagem do conhecimento probabilístico deste grupo. Dentre os resultados, afirmamos a construção conceitual das noções de probabilidade perpassando pela compreensão das diferentes situações de natureza aleatória e por situações envolvendo as concepções frequentista e clássica de probabilidade.

Biografia do Autor

Indaclécio Paulo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Matemática do Estado de Pernambuco. Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Campus Pesqueira. Mestrando em Educação no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA).

José Ivanildo Felisberto de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Doutor em Educação Matemática do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Publicado
29-03-2021
Como Citar
Santos, I. P. dos, & Carvalho, J. I. F. de. (2021). Ecologia de Aprendizagem para o Ensino de Probabilidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Abakós, 9(esp), 99-121. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9nespp99-121
Seção
Artigos completos / Full papers