Gerenciamento dos Processos de Controle de Contribuições de Paróquias Utilizando Sistema Web

Palavras-chave: Transformação digital. MEAN Stack. Sistema Web. Experiência de usuário. Usabilidade.

Resumo

As paróquias são locais para reuniões de fiéis religiosos e, nos processos organizacionais, existem práticas de controle financeiro de custos e recebimentos. Em certas paróquias, o registro dos recebimentos é feito em folhas de papel durante as missas para, posteriormente,ser transferido para planilhas informatizadas, gerando o risco de perda de informação no processo. Dentre os principais recebimentos, encontram-se as contribuições, seja em forma  de pagamento de dízimo ou de doação. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema Web para comunidades paroquiais aperfeiçoarem o controle do recebimento de contribuições. O objetivo do trabalho foi implantar o processo de transformação digital em paróquias que possuem os seus processos manuais. Foi desenvolvida uma solução que contemplasse as reais necessidades do público-alvo, que buscam por um processo mais seguro e eficaz para o registro das contribuições. O MEAN Stack, utilizado no processo, abrange  todas as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento. O design seguiu os conceitos de User Experience (UX), visando uma melhor experiência de uso da aplicação em termos de fluidez e facilidade em realizar as operações. Constatou-se, no processo de validação, que o sistema aperfeiçoa a organização dos processos envolvidos, trazendo melhorias ao controle das atividades financeiras.

Biografia do Autor

Zamur Borges Vedovatto, PUC Minas
Graduado em Sistemas de Informação pela PUC Minas (2019).
Magali Rezende Gouvêa Meireles, PUC Minas

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG (2012), Mestrado em Tecnologia pelo CEFET-MG (1998), Especialização em Controle de Processos e Instrumentação Eletrônica pela UDESC (1991) e Graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG (1986). É professora Adjunta IV do Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas, onde leciona nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Jogos Digitais. Exerceu os cargos de Assessora e de Coordenadora Técnico-Pedagógica do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas (1998 - 2012) e foi membro do colegiado do curso Sistemas de Informação (2005 - 2012) e Engenharia de Computação. Dentre as áreas de interesse de pesquisa, destacam-se Processos de Categorização, Sistemas de Informação e Inteligência Computacional Aplicada. Realizou (2013 - 2014) estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciência e Engenharia, da "Queensland University of Technology", em Brisbane, na Austrália, como bolsista da CAPES.

Publicado
30-05-2020
Como Citar
Vedovatto, Z. B., Mikaela de Souza, C., & Meireles, M. R. G. (2020). Gerenciamento dos Processos de Controle de Contribuições de Paróquias Utilizando Sistema Web. Abakós, 8(1), 43-65. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/20541
Seção
Artigos completos / Full papers