Ensino de Números Complexos no Ensino Médio, Técnico e Superior: um Mapeamento de Produções Brasileiras

Palavras-chave: Números complexos. Mapeamento teórico. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento teórico de artigos que abordam o ensino de números complexos no Ensino Médio, Técnico e Superior, publicados em periódicos brasileiros. Este estudo teve como objetivo identificar como os números complexos são abordados no Ensino Superior, por meio de recursos digitais, buscando reconhecer recursos disponíveis, verificar diferentes concepções, metodologias de pesquisas e abordagens didáticas planejadas ou aplicadas. Os artigos foram selecionados de periódicos de qualis A1, A2 e B1, da área de ensino do quadriênio 2013-2016. A análise realizada revela que os números complexos são considerados um conhecimento prévio pelos professores de Engenharia e que os acadêmicos, no entanto, não apresentam esse conhecimento. Nas pesquisas consideradas no mapeamento predominam ou a problemática de números complexos ou de circuitos elétricos. Portanto, o mapeamento apresentado neste trabalho evidencia a necessidade de investigar essa temática e a pertinência de propor uma alternativa pedagógica para auxiliar professores e acadêmicos.

Biografia do Autor

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012).

Isolda Gianni de Lima, Universidade de Caxias do Sul

Isolda Gianni de Lima é professora doutora em Informática na Educação e mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na Universidade de Caxias do Sul como professora de Matemática nos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. No pós-graduação, é professora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática nas linhas Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática e Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática. Integra o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento: Ambientes de Aprendizagem na Educação Superior: Docência, Tecnologia e Educação a Distância, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática e de Informática Educativa, em temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática, a aplicações da Matemática na Engenharia e à utilização de recursos tecnológicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Integra as equipes dos projetos Engenheiro do Futuro e UCS-Promopetro: Novos desafios para o Engenheiro do Futuro, vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento: Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade de Caxias do Sul.

Thaísa Jacintho Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando na Escola Politécnica e como professora permanente do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, ensino de matemática, tecnologias e educação matemática.

Publicado
29-03-2021
Como Citar
Puhl, C. S., Lima, I. G. de, & Müller, T. J. (2021). Ensino de Números Complexos no Ensino Médio, Técnico e Superior: um Mapeamento de Produções Brasileiras. Abakós, 9(esp), 40-58. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9nespp40-58
Seção
Artigos completos / Full papers