Análise de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: a Presença das Tecnologias Digitais para o Conteúdo de Funções

  • Júlio Paulo Cabral dos Reis Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Neuber Silva Ferreira Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Atália Júlio Benedito Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Educação matemática. Ensino de funções. Tecnologias digitais.

Resumo

Na atualidade, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) como recurso didático para os processos de ensino e aprendizagem, em particular na Matemática, já é uma realidade. Neste contexto, o objetivo desse artigo foi analisar a presença das TDIC’s, em sete coleções de livros didáticos do Ensino Médio, no período de 2015 a 2017, referente ao conteúdo de funções: afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Tais coleções foram escolhidas com base no catálogo dos livros didáticos para o Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNDL) e também pela utilização destas coleções na instituição dos autores. Por meio de uma pesquisa Qualitativa, com natureza exploratória e tendo-se a pesquisa documental como procedimento técnico. Como suporte para analisar os livros, utilizamos os seguintes documentos oficiais nacionais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), os PCN’s+ e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A partir deles, elaboramos uma matriz referência de análise. Tal matriz buscou sumarizar, nos livros a presença das TDIC’s e elementos/características para a utilização das TDIC’s no ensino de matemática. Os principais resultados apontaram que, dos sete livros, seis sugerem a utilização de softwares livres e calculadoras. Nenhum livro menciona a utilização de smartphones e tablets. Constatamos, ainda, que existe uma carência efetiva da presença das TDIC’s, de modo a indicar uma necessidade de maiores interlocuções didático-pedagógicas para o ensino de funções no Ensino Médio com ferramentas variadas.

Biografia do Autor

Júlio Paulo Cabral dos Reis, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas e Professor Efetivo de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ibir´té.

Neuber Silva Ferreira, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNICSUL e Professor Efetivo de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro .

Atália Júlio Benedito, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências – Física dos Materiais, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, Bolsista PNPD/CAPES.

Publicado
29-03-2021
Como Citar
Reis, J. P. C. dos, Ferreira, N. S., Benedito, A. J., & Santos, G. M. T. dos. (2021). Análise de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: a Presença das Tecnologias Digitais para o Conteúdo de Funções. Abakós, 9(esp), 19-39. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9nespp19-39
Seção
Artigos completos / Full papers