História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67

  • Maria Helena Roxo Beltran PUC Minas

Resumo

Este artigo aborda aspectos do processo de construção de interfaces entre áreas de conhecimento distintas - a história da ciência e o ensino de ciências - focalizando particularmente a química. Inicialmente, apresenta-se um histórico das propostas de interação entre História da Química e Ensino e, em seguida, analisam-se diferentes possibilidades de construção de interfaces entre esses dois campos interdisciplinares. Para esse processo, é relevante a determinação do objeto de estudo e o esclarecimento dos conceitos associados a termos comuns às áreas específicas. Com isso, pretende-se salientar que a construção de interfaces entre áreas de conhecimento deve se basear em análises conceituais profundas para que se possam estabelecer redes teóricas coerentes que sustentem as abordagens interdisciplinares.
Publicado
31-05-2013
Como Citar
Beltran, M. H. R. (2013). História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares - DOI 10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67. Abakós, 1(2), 67-77. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v1n2p67
Seção
Comunicações convidadas / Invited communications