Proposta de um Conjunto de Heurísticas para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos Móveis Educacionais

Deborah D'Carlo, Glívia Angélica Rodrigues Barbosa, Érica Rodrigues de Oliveira

Resumo


A adoção de aplicativos móveis no contexto educacional vem crescendo e abre espaço para o mobile learning. Diante dessa crescente utilização e dos diferentes perfis de usuários, é relevante garantir que esses aplicativos contemplem requisitos de usabilidade, uma vez que eles possuem objetivos de aprendizado. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto de heurísticas específicas para avaliar a usabilidade dos aplicativos móveis educacionais. Por meio de avaliações com especialistas da área e usuários, foi possível evidenciar a eficiência e a eficácia das heurísticas propostas que foram consideradas relevantes para apreciação da usabilidade de aplicativos do domínio educacional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v5n2p16

Indexadores e Repositórios/Banco de dados: