O Conhecimento Pedagógico e a Integração das Tecnologias de Informação no Ensino de Quadriláteros

Janaina Xavier de Almeida, Carmen Vieira Mathias

Resumo


Com o estudo proposto, objetivou-se analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores e, a partir disso, proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas auxiliares na prática docente, no ensino de quadriláteros. Essa compreensão utilizou como subsídios teóricos os Saberes Docentes, os conhecimentos do conteúdo específico e o conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira,foram realizadas entrevistas e aplicados questionários aos professores, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede Pública de um município do Rio Grande do Sul. Na segunda etapa, foi organizada uma Oficina de Formação Continuada, oferecida aos professores pesquisados. A partir da análise e discussão das etapas, constatou-se que os sujeitos da pesquisa se mostraram conscientes da importância do ensino de quadriláteros e do uso de TIC nos anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, essa consciência esbarra em dificuldades decorrentes da sua formação inicial e continuada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2017v6n1p57

Indexadores e Repositórios/Banco de dados: