POLÍTICAS

@rquivo Brasileiro de Educação é um periódico, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Criado em 2013 por iniciativa do corpo docente do PPGE, a revista tem como objetivo contribuir para divulgação da produção acadêmica de qualidade na área de Educação, de modo a colaborar na promoção e ampliação do debate, com a comunidade científica e com a sociedade em geral. Para isso, publicará textos originais nacionais e internacionais, escritos por doutores com temas diversos da área da Educação, com ênfase especial em Políticas e Práticas Curriculares, Cotidiano e Cultura, Uso Educacional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Políticas Públicas e Direito à Educação, Formação de Educadores, Constituição e Memória da Profissão Docente.

Excepcionalmente a revista poderá republicar artigos de periódicos nacionais ou internacionais, tendo em vista sua relevância nos debates sobre a educação. A revista publica artigos originais de doutores, textos na forma de comunicações, resenhas e resumos de dissertações e teses, preferencialmente de pesquisadores nas áreas de Educação, Ensino e ciências afins. @rquivo Brasileiro de Educação publica textos inéditos em Português, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.  Trabalhos em outras línguas, se forem aceitos, poderão ser traduzidos para o português a critério da Comissão Editorial. Os trabalhos são submetidos ao check list das normas da revista, à pré-avaliação de membro da Comissão Editorial e, se aprovados, são enviados à avaliação externa: para Artigos científicos e para Comunicações de dois (2) avaliadores ad hoc (peer review, double-blind review). Aceitam-se textos em formato word (doc): artigos entre 10 e 25 laudas (aproximadamente entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaços), comunicações entre 7 e 15 laudas (aproximadamente entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaços) e resenhas com no máximo 5 laudas (15.000 caracteres com espaços).  Os textos mais extensos serão avaliados pela Comissão Editorial e solicita-se esse registro na submissão.

 

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

APRESENTAÇÃO

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

RESENHAS

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

DIRETRIZES PARA COLABORADORES

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER

Esta Seção publica artigos científicos originais, de pesquisadores doutores (autores e coautores), conforme o tema da "Chamada para Publicação", dentro do escopo da revista. A partir de 2016, com a periodicidade quadrimestral, cada volume (3 números) publica pelo menos 18 artigos, ou seja 06 trabalhos em cada Dossiê.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ-TRADUÇÃO/DOSSIER-TRANSLATION

@rquivo Brasileiro de Educação publica traduções de textos inéditos em português, especialmente com o objetivo de acesso a pesquisas e temáticas importantes e articulados com os descritos da revista, que estejam dentro da Chamada do Dossiê e que sejam de pesquisadores doutores (autores e coautores).

Os artigos submetidos pelo(s) autor(es) serão avaliados pela relevância temática e adequação ao Dossiê, e em razão de possível limitação na circulação internacional ou divulgação no Brasil, especialmente pelo meio de publicação original.

Os textos deverão ser ampliados em algumas de suas partes de forma a atender à estrutura exigida pela revista. Também passarão pelos mesmos processos de avaliação dos demais artigos. Se aprovados, haverá a identificação da forma e da fonte originais de publicação.

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

ARTIGOS: DOSSIÊ 

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

ARTIGOS: DOSSIÊ 

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

As colaborações à @rquivo Brasileiro de Educação são submetidos via Sistema Eletrônico de Editoração (SEER). A revista encaminha os artigos a check list, à apreciação da Comissão Editorial e editores. São avaliados a originalidade, a adequação e coerência ao escopo de @rquivo Brasileiro de Educação, a relevância do tema, a formatação e a estrutura do texto, a unidade e articulação, a linguagem, a redação e a utilização das normas da ABNT/PUC Minas. Os textos aprovados nesta pré-avaliação são encaminhados a dois (2) avaliadores ad hoc para parecer. O teor de conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores.

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência: título, título traduzido para o inglês entre parênteses, resumo, palavras-chave, abstract, key words, introdução, texto com subtítulos e notas de rodapé, conclusão e referências (bibliográfica e outras) . Os elementos de apresentação do autor (filiação institucional, resumo da biografia e titulação, e-mail, endereço para correspondência) serão informados nos metadados no processo de submissão estritamente on line pelo Sistema de Editoração Eletrônica. Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review). Sugere-se que o título seja curto e simples, sem pontuação, indicando a ideia fundamental do artigo.

@rquivo Brasileiro de Educação publica artigos originais de doutores, textos na forma de comunicações, resenhas e resumos de dissertações e teses, preferencialmente de pesquisadores nas áreas de Educação e Ensino e ciências afins.

A revista publica textos inéditos em Português, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.  Trabalhos em outras línguas, se forem aceitos, poderão ser traduzidos para o português, a critério da Comissão Editorial.

Os trabalhos são submetidos, primeiramente, ao check list dos critérios da revista e depois à apreciação de membro da Comissão Editorial em pré-avaliação. São avaliados a adequação e coerência ao escopo de @rquivo Brasileiro de Educação, a relevância do tema, a formatação e a estrutura do texto, a unidade e articulação, a linguagem, a redação e a utilização das normas da ABNT/PUC Minas. Os textos aprovados pelo membro da Comissão Editorial e Editor seguem para avaliação externa.

Os textos submetidos como artigos (Dossiê e Temática Livre), que forem aprovados na pré-avaliação, são encaminhados a dois (2) avaliadores ad hoc para parecer (sistema de duplo cego ou Double-Blind Review), tomando-se como critério que sejam pesquisadores experientes na área e também tenham boa produção acadêmica. Para a seção Dossiê, verifica-se a adequação ao tema da Chamada, através do título, do resumo e palavras-chave, bem como do desenvolvimento do texto.

Os textos da seção Comunicações aprovados também são encaminhados a dois avaliadores ad hoc.

Os textos de outras Seções, além da pré-avaliação e da avaliação da Comissão Editorial, se aprovados, são dirigidos a um avaliador ad hoc para parecer.

Os membros do Conselho Editorial são convocados a analisar eventuais conflitos entre avaliações discordantes, por exemplo, sobre aprovação e recusa de publicação. Evitando-se a endogenia, @rquivo Brasileiro de Educação escolhe seus pareceristas ad hoc, em cadastro renovado frequentemente, a partir da Plataforma Lattes, composto por pesquisadores que tenham excelência em pesquisa na área do texto, levando-se em consideração a ética e a abrangência nacional desses pareceristas.

A seção Artigos conta, eventualmente, com a submissão de textos traduzidos para o português (seções Dossiê ou Temática Livre), que forem avaliados como de grande relevância e que tiveram pouca circulação internacional ou divulgação no Brasil, especialmente em razão do meio de publicação, originalmente publicados em outra língua. Os textos deverão ser ampliados em algumas de suas partes de forma a atender à estrutura exigida pela revista. Também passarão pelos mesmos processos de avaliação dos demais artigos. Se aprovados, haverá a identificação da forma e da fonte originais de publicação.

 

PERIODICIDADE

Fluxo contínuo a partir de 2019, a Revista @rquivo Brasileiro de Educação também publica números especiais em razão de temas e questões emergentes.

A revista teve periodicidade semestral até 2015 e, de 2016 a 2018, passou a ser editada e publicada quadrimestralmente.  Os trabalhos são publicados tão logo sejam revisados e editorados, de acordo com os pareceres (peer review) favoráveis e a aprovação do editor, em fluxo contínuo.  O fechamento da revista, e, consequentemente, do sumário e da paginação final, acontece com a publicação da Apresentação.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

ACESSO LIVRE INTEGRAL (free access): oferecer acesso livre imediato ao seu
conteúdo integral, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, pois proporciona maior democratização de acesso e de divulgação desse conhecimento. Abrir a possibilidade de cadastramento para a recepção, gratuita, as informações sobre as últimas publicações, via correio eletrônico.