O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

 

Orientações Gerais

Os textos devem ser submetidos na página eletrônica da revista após o cadastro como autor (http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/user/register), seguindo-se os passos de submissão. Em caso de alguma dificuldade, enviar o trabalho pelo e-mail revistapged@pucminas.br

@rquivo Brasileiro de Educação publica artigos originais de pesquisadores doutores dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, das áreas de Ciências da Educação, e ciências afins que pesquisam temas na perspectiva dos descritores da revista e suas fronteiras.

Os textos devem ser digitados em Word, tamanho Carta (21,59 x 27,94 mm), orientação “retrato”, fonte 12, Georgia, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e inferior de 2,5 cm e direita e esquerda de 3,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4cm, fonte 10, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.

Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). As resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos.

A Comissão Editorial e as Editorias reservam-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas do @rquivo brasileiro de Educação. Trabalhos submetidos que forem plagiados serão cancelados. Se tiverem partes publicadas, em quaisquer meios, que ultrapassem o limite de 25% de autoplágio (self-plagiarism) deverão ser retirados ou despublicados,.

No caso de se apontar, na pré-avaliação, para a reclassificação de seção, por exemplo, de submissão em Dossiê para Temática Livre, ou o contrário, os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.

Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 10 dias úteis.

Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail) serão informados nos metadados, no processo de submissão.  Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

 

Artigos

Exigências para os textos submetidos como Artigos:

Título

O título dos artigos devem estar, obrigatoriamente, em português e inglês.

 

Resumo

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngue (português/ inglês), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

  • O tema do trabalho
  • Os objetivos
  • A metodologia utilizada
  • As conclusões.

Exige-se que o resumo tenha necessariamente entre 150 e 200 palavras.

 

Palavras-chave

Em número mínimo de 3 e máximo de 6, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.  Devem ser separadas por ponto.  O título e as palavras-chave também deverão ser apresentados em português e inglês.  Os textos em espanhol serão apresentados com resumo, título e palavras-chave em espanhol/inglês/português.

 

Estrutura dos artigos

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência:

  • Título (curto; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações)
  • Título traduzido para o inglês
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract  (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web)
  • Key-words (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web)
  • Introdução
  • Texto com subtítulos e notas de rodapé (usar numeração sequencial: exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...)
  • Conclusão
  • Referências (bibliográfica e outras).

Observação:

  • Não utilizar tradução automática da Web para título, abstract e key words.
  • Não numerar a introdução, a conclusão e as referências.
  • Os artigos devem ter entre 15 e 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços).

 

Resenhas

As resenhas de livros devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondênciaAs resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor. Devem ter até 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços).

 


NORMALIZAÇÃO em @rquivo Brasileiro de Educação (Referências bibliográficas)

Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas são introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as ideias do autor.

  • Citação livre: quando se reproduzem as ideias, sem transcrever as palavras do autor. Exemplo: Como lembra Cury (2012, p. 30) o diálogo entre a educação e os direitos humanos é fundamental para o mundo atual.
  • Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo: A realidade educacional brasileira revela-se plural, um “pluralismo de tipo peculiar, que o caráter desigual, em que as políticas de transferência condicionada de renda não conseguiram superar.” (REIS, 2015, p. 38).
  • Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser destacada do texto, recuada em 4 cm, fonte 10, Times New Roman, em espaço entrelinhas simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas com a mesma referência acima (REIS, 2015, p. 38).

 

Referências Bibliográficas  (passam a chamar apenas Referências)

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT e PUC Minas/Horizonte, como nos exemplos:

  • Livros - LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
  • Capítulos de livros - JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. Cap. 3, p. 47-66.
  • Dissertações e teses - BITENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalhoO ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
  • Artigos em periódicos - ARAÚJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ARTEunesp, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-63, 1991. WERNECK, Humberto. Dona Chiquita: as primeiras estórias de Guimarães Rosa. Minas Gerais, Belo Horizonte, 23 nov. 1968. Suplemento Literário, p. 3.
  • Documentos eletrônicos -SILVA, I. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <<http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em 29 set. 1998.
  • Obs. NÃO USAR traços ( _______. ) para SOBRENOMES repetidos. REPETIR o sobrenome.

Ex.  BOFF, Leonardo. A águia e galinha. Petrópolis: Vozes, 1998.

              BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Petrópolis: Vozes, 2000.

Outros tipos de referência ou qualquer dúvida quanto ao PADRÃO PUC-MINAS DE NORMALIZAÇÃO da ABNT consultar:

http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf  

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INSTRUCTIONS FOR AUTHORS:

EDITORIAL POLICIES FOR MANUSCRIPT SUBMISSION

@rquivo Brasileiro de Educação is a quarterly online Journal of the Department of Education of the Pontifical Catholic University of Minas Gerais that publishes articles on a broad range of topics in the areas of Educational Studies.

This Journal, first published in 2013, aims at contributing to the improvement of the academic debate within interdisciplinary perspectives. Since the first number, @rquivo Brasileiro de Educação has adapted itself to the Qualis criteria of CAPES, an official Brazilian entity in charge of the coordination and evaluation of the post-graduate studies, the access to and dissemination of scientific production, the investment in the training of high-level specialists and the promotion of international scientific cooperation. Nowadays, the journal is indexed in several national and international agencies.

Papers submitted to appreciation will be forwarded to consulters ad hoc for their appraisal (Double Blind Review system). After being reviewed by referees, articles will be considered for publication based on their scientific merit, originality, relevance, validity and readability. They must have a  minimum of 15 and maximum of 25 pages (approximately 40,000 to 60,000 characters) and contain a brief and comprehensive title, abstract (not more than 200 words), 4 – 6 key words, foot-notes, references, name(s) of author(s), academic qualifications, current affiliations, mailing and e-mail addresses.

Manuscripts are considered with the understanding that they have not been published previously. Foot-notes are intended to make important considerations that should not be included in the text in order to not interrupt the logical sequence of the reading, or essential pieces of information. References, at the end of the article, should be numbered consecutively in the order in which they are first mentioned in the text.

The Editorial Council Members reserve the right, in the first evaluation, to point out necessary corrections in the article submitted, returning it to the author for due compliance with the journal publishing policies.

The author (s) will be notified upon the acceptance or refusal of the article. In case of acceptance, with the indication of alterations, the article must be reviewed by the author (s) and returned for new assessment in a period of ten working days.

For e-mail submission, please annex the following statement, with each author’s signature:

“I (we) submit the paper under the title of .................................................. to be appreciated by  @rquivo Brasileiro de Educação, and agree that the royalties concerning to it become exclusive property of PUC Minas, being banned any  reproduction,  be it  total or partial, by any other party  or means of divulging it, printed or electronic, without the necessary and  previous authorization being formally requested and obtained from the Publishing House.”

If you require any further clarification on our policy or information on publicity of your article please contact the publisher Magali Reis at the following e-mail: revistapged@pucminas.br.

 

Example references

He modeled his new composition through the figures which sounded old and familiar to the ears of his community, since “mankind doesn’t actually understand a novelty, except when it immediately follows the previous thing” (BERGSON, 1978, p. 196).

In the symbolism of Hekhalot, “Kavod refers to the terrible heavenly hierarchy, the car-Throne structure and the enthroned God’s image, as well as the fixed relations between the heavenly hierarchy which is observable and definable” (ELIOR, 1989, p. 101, our translation).

 

REFERENCES

BERGSON, H. Sobre o Riso. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1978.

ELIOR, Rachel. The concept of God in hekhalot literature. In: DAN, J. Binah: studies in Jewish thought. Nova York: Praeger, 1989. v. 2.

IBN GABIROL. A imagem do trono em Ibn Gabirol e a mística da Merkabah. Revista Mirabilia, Lisboa, v. 14, n. 1, p. 35-56, 2012.

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. Cap. 3, p. 47-66.

BITENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalhoO ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

WERNECK, Humberto. Dona Chiquita: as primeiras estórias de Guimarães Rosa. Minas Gerais, Belo Horizonte, 23 nov. 1968. Suplemento Literário, p. 3.

SILVA, Inácio. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 29 set. 1998.

 

Artigos

Política padrão de seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier

Esta Seção publica artigos científicos originais, de pesquisadores doutores (autores e coautores), conforme o tema da "Chamada para Publicação", dentro do escopo da revista. A partir de 2016, com a periodicidade quadrimestral, cada volume (3 números) publica pelo menos 18 artigos, ou seja 06 trabalhos em cada Dossiê.

Artigos/Articles: Dossiê-Tradução/Dossier-Translation

@rquivo Brasileiro de Educação publica traduções de textos inéditos em português, especialmente com o objetivo de acesso a pesquisas e temáticas importantes e articulados com os descritos da revista, que estejam dentro da Chamada do Dossiê e que sejam de pesquisadores doutores (autores e coautores).

Os artigos submetidos pelo(s) autor(es) serão avaliados pela relevância temática e adequação ao Dossiê, e em razão de possível limitação na circulação internacional ou divulgação no Brasil, especialmente pelo meio de publicação original.

Os textos deverão ser ampliados em algumas de suas partes de forma a atender à estrutura exigida pela revista. Também passarão pelos mesmos processos de avaliação dos demais artigos. Se aprovados, haverá a identificação da forma e da fonte originais de publicação.

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