O REAL E O IDEAL DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Educação Física. Formação de Professores. Estágio Curricular Supervisionado. Educação Física Escolar.

Resumo

Este estudo objetivou analisar o real e o ideal na prática pedagógica na Educação Física Escolar (EFE) durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no Ensino Médio (EM); na percepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Caracterizamos os procedimentos metodológicos como uma pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações utilizou-se um questionário, tendo a interpretação das respostas por meio da análise de conteúdo. Participaram dezoito  acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em EF do CEFD/UFSM, matriculados na disciplina de ECC I (EM). Concluímos que a EFE real já é, em boa parte, conhecida pelos acadêmicos estudados, mas que as informações obtidas não bastam para antecipar ou projetar a EFE ideal, sendo que não é possível conhecer sua totalidade nesse momento pré-profissional, isto é, de ECS.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Licenciado em Educação Física (UFPel); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Licenciada em Educação Física (UFPel); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Licenciado em Educação Física (UNIFEBE); Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado
06-08-2019
Como Citar
Krug, H. N., Krug, M. de R., Krug, R. de R., & Telles, C. (2019). O REAL E O IDEAL DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO. @rquivo Brasileiro De Educação, 6(13), 23-45. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2018v6n13p23-45