Programa institucional de bolsa de iniciação à docência da Capes e a formação docente DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p13

  • Carlos Roberto Jamil Cury PUC Minas
Palavras-chave: Formação Docente e Formação inicial, Formação docente e Sistemas de Ensino, Programas de apoio e formação docente.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID –, objeto deste estudo, pretende, pelo conjunto dessa legislação que lhe dá consistência, dentro das competências da União, em regime de colaboração com os entes federativos, uma via de valorização do magistério da educação básica. E tal valorização se dá no momento em que estudantes da licenciatura e da pedagogia estão tendo sua formação inicial no ensino superior. O estudo, após uma pequena retrospectiva histórica relativa à formação docente no Brasil, mostra como a experiência exitosa da Coordenação de Apoio ao Pessoal do Ensino Superior – CAPES –, no âmbito da pós-graduação, tende a ser recontextualizada nos cursos de licenciatura e de pedagogia. O PIBID busca oferecer ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino. Para tanto, conta com o apoio institucional da entidade formadora, por meio de um orientador e com o acolhimento em estabelecimento da educação básica por um docente sênior em exercício da docência. Seus resultados mais consistentes são produtos de média e de longa duração e de outras iniciativas que sejam produto de uma política de Estado da qual decorram ações continuadas, conscientes e avaliadas.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Jamil Cury, PUC Minas
Doutor em Educação pela PUC/SP. Tem experiência na área de Direito à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lei de diretrizes e bases, política educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos. É pesquisador do CNPq.
Publicado
30-08-2013
Como Citar
Cury, C. R. J. (2013). Programa institucional de bolsa de iniciação à docência da Capes e a formação docente DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p13. @rquivo Brasileiro De Educação, 1(1), 13-26. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p13