Estudo da sala de aula com aporte teórico-metodológico da hermenêutica objetiva DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p51

  • Rita Amélia Teixeira Vilela PUC Minas
Palavras-chave: Theodor Adorno, Hemenêutica objetiva, Currículo, Sala de aula.

Resumo

Apresento uma pesquisa que aplicou uma metodologia de pesquisa inédita no Brasil para estudos da sala de aula, a hermenêutica objetiva, criada por Ulrich Overmann, na Universidade de Frankfurt. A metodologia é desenvolvida naquela Universidade em pesquisas de sala de aula, desde 2000. intercâmbio sistemático com esta equipe viabilizou a formação no método e sua aplicação experimental. No lugar de observar uma aula e depois escrever uma interpretação sobre ela, a hermenêutica objetiva a reconstrói analiticamente. A primeira parte da pesquisa constituiu-se de estudos sistemáticos da metodologia, sua estruturação teórico-metodológica e a arquitetura de operacionalização. No presente texto, apresentamos a pesquisa empírica realizada, que objetivou analisar como propostas curriculares são transpostas para a sala de aula perseguindo as seguintes questões: que questões da educação atual são reveladas nesse processo? Como professores e alunos vivenciam a escola, hoje? Como a escola de hoje é revelada na sala de aula? Essa parte foi desenvolvida sob a modalidade de estudo de caso em escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, em Belo Horizonte. A teoria curricular e a concepção de educação de Theodor Adorno amparam a discussão dos resultados.

Biografia do Autor

Rita Amélia Teixeira Vilela, PUC Minas
Docente aposentadapela UFMG e Docente do PPGE da PUC Minas.
Publicado
30-08-2013
Como Citar
Vilela, R. A. T. (2013). Estudo da sala de aula com aporte teórico-metodológico da hermenêutica objetiva DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p51. @rquivo Brasileiro De Educação, 1(1), 51-66. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p51