Entre mundos: a trajetória de jovens de baixa renda - DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p47

  • Letícia Couto Bicalho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
  • Wânia Maria Araújo Centro Universitário UNA (UNA/BH)
  • Vanessa Aparecida Belisário Centro Universitário UNA (UNA/BH)
Palavras-chave: Educação. Jovens de Camadas Populares. Motivação Juvenil.

Resumo

O trabalho em comento discute a entrada de jovens de camadas populares no sistema de educação superior, destacando três momentos distintos vividos por eles, sendo o primeiro, no final do ensino médio, quando buscam uma alternativa para se prepararem para o vestibular; o segundo, quando são aprovados e ingressam em uma universidade pública; e o terceiro, quando buscam a inserção no mercado de trabalho, após terem concluído a graduação. Com isso, pretende-se pesquisar os fatores que embasam a atitude positiva desses jovens, a despeito de suas condições originais adversas. A pesquisa qualitativa foi eleita como o procedimento metodológico e o instrumento de coleta de dados será a entrevista realizada com dois estudantes que trilharam por esse caminho.

Biografia do Autor

Letícia Couto Bicalho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Graduada em Pedagogia, Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, possui especialização em Design Instrucional -USP e Orientação educacional - PUC Minas. Atualmente é pedagoga da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua no Ensino à Distância e coordena o Curso Pré-Universitário Popular da Instituição. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes segmentos: gestão educacional, ensino à distância e cursos populares.

Wânia Maria Araújo, Centro Universitário UNA (UNA/BH)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal (1990), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado em Mestrado Em Ciências Sociais Gestão de Cidades pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Doutorado Em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário Una no Instituto de Comunicação e Artes (graduação, desde 2001) do Mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (desde 2012) e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais na Escola de Design (desde 1997).
Vanessa Aparecida Belisário, Centro Universitário UNA (UNA/BH)
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982). Pós-Graduação em Psicologia e Psicanálise e Politicas Públicas. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela UNA. Atualmente é proprietária - Consultório de Psicologia, artista plástica - Atelier de Artes e Ofícios Vanessa Belisário e psicóloga da Prefeitura Municipal de Nova Lima. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, Políticas públicas e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, reprodução social, sistemas complexos, relações conflituosas de trabalho.
Publicado
12-12-2013
Como Citar
Bicalho, L. C., Araújo, W. M., & Belisário, V. A. (2013). Entre mundos: a trajetória de jovens de baixa renda - DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p47. @rquivo Brasileiro De Educação, 1(2), 47-61. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p47