Debate em fóruns mediados por computador e a reflexão sobre a prática educativa em biologia e ciências. DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p91

  • Paulo Cesar Gomes Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Ciências Biológicas. Fórum virtual. Ensino de biologia.

Resumo

Este estudo, no âmbito do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas,buscou, através de um fórum virtual mediado por uma plataformainstitucional, discutir ideias e crenças de licenciandos sobre o ensinode biologia. A partir de algumas discussões iniciadas em sala de aula,o pesquisador atuou como mediador indicando aspectos que iriam serabordados pelos licenciandos no fórum. A seguir, serão destacados algunsestudos sobre suas crenças. Entendemos que o Estágio Supervisionadotambém deve configurar-se num espaço para o debate sobre a atuaçãodocente, sua futura profissão e também acerca do seu processo deformação. É meta promover questionamentos sobre saberes, crençase concepções acerca de processos de ensino e de aprendizagem e suarelação com a prática educativa.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Gomes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2010). Mestre em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2005). Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru - SP (2002). Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação, Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBB. Tem interesse em pesquisas na área de Formação de Professores e Metodologia do Ensino de Ciências.
Publicado
12-12-2013
Como Citar
Gomes, P. C. (2013). Debate em fóruns mediados por computador e a reflexão sobre a prática educativa em biologia e ciências. DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p91. @rquivo Brasileiro De Educação, 1(2), 91-105. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p91