O desenvolvimento histórico da administração e a gestão do ensino superior DOI - 10.5752/P.2318-7344.2014v2n3p54

  • Rafael Castro Rabelo Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, FABEC
Palavras-chave: Gestão na universidade, Desenvolvimento histórico da administração, Gestão burocrática.

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que o trabalho humano, que se realiza numa instituição escolar de ensino superior, tem como um dos elementos essenciais a gestão. A questão que norteou a pesquisa foi: qual a influência das diferentes escolas de gestão sobre a administração das instituições de ensino superior brasileiro público e privado? A relevância de se investigar esta questão evidencia-se pela contribuição que traz para a compreensão da gestão universitária na atualidade, seus elementos e suas contradições. Nesse sentido, optou-se pela pesquisa bibliográfica, cujo objetivo geral foi descrever a gênese da administração como campo de conhecimento e de práticas voltadas para as organizações. Com este propósito, selecionei, entre outras, obras de dois autores da área da administração de empresas no Brasil: Idalberto Chiavenato e Reinaldo Oliveira da Silva. Primeiramente, procuro mostrar como ocorreu o desenvolvimento da administração na sociedade, particularmente nas organizações, para, em seguida, considerar a importância dessa administração no campo da educação, em especial no âmbito da gestão na universidade.

Biografia do Autor

Rafael Castro Rabelo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, FABEC
Possui graduação em Administração Hoteleira pela Faculdade Padrão (2003), MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Cambury (2004), Mestrado em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás, Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professor convidado pela Universidade Estadual de Goiás , atuando na disciplina de Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade e Marketing.Atuou como Parecerista Técnico e Pedagógico do Comitê Interno de Extensão da Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis UEG. Atuou como Assessor Pedagógico de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG -. Coordenador do curso regular de administração e Professor atuando nas disciplinas de Fundamentos de Administração e Gestão Organizacional do curso regular de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade Brasileira de Educação e Cultura Goiânia-Goiás.
Publicado
15-06-2015
Como Citar
Rabelo, R. C. (2015). O desenvolvimento histórico da administração e a gestão do ensino superior DOI - 10.5752/P.2318-7344.2014v2n3p54. @rquivo Brasileiro De Educação, 2(3), 54-82. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n3p54