O arte-educador e sua condição docente mediante a sociedade atual

  • Rafaella Lira de Vasconcelos Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Arte educador. Sociedade administrada. Condição docente.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do trabalho do arte-educador mediante uma sociedade industrializada e dominada pelas relações de trabalho, em que a condição de trabalho e vida do docente de Artes encontra-se intrinsecamente relacionada aos interesses dominadores e ideológicos difundidos por uma sociedade que tem seus artefatos administrados pela “indústria cultural”. De cunho bibliográfico, a metodologia aqui empregada tratou da formação e condição docente na sociedade atual, tendo como destaque o arte-educador que atua no Ensino Médio da Educação Básica, bem como alguns paradoxos das Leis de Diretrizes e Bases, que direcionam a atuação e a condição do trabalho dos professores. Com base em autores advindos da Sociologia, Educação e Filosofia, foi possível trazer contextualizações de algumas de suas obras à luz de teorias concisas.

 

ABSTRACT

This study aims to reflect on the importance of the work of art educator by an industrialized and society dominated by labor relations, where the working conditions and life of the faculty of Arts is intrinsically related to the rulers and ideological interests widespread by a company which has its artifacts managed by “cultural industry”. Bibliographic nature, the methodology used here dealt with the training and teaching condition in today’s society, with the highlight the art educator who works in the School of Basic Education as well as some paradoxes of the Laws of Bases and Guidelines, which guide the actions and the condition of teachers’ work. Based on authors coming from the Sociology, Education and Philosophy, it was possible to bring contextualization of some of his works in the light of concise theories.

Keywords: Art educator. Given society. Teaching condition.

Biografia do Autor

Rafaella Lira de Vasconcelos, Universidade de Brasília (UnB)

Atua como professora de Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas desde o ano 2007, tendo já sido professora de atividades em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sempre desenvolvendo trabalhos interligados com o Processo Colaborativo. No ano de 2007 montou o espetáculo Dom Casmurro com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, sendo este seu primeiro trabalho de direção / vivência com alunos onde conteúdos e práticas pudessem ser integrados. A partir dessa experiência foram criados ainda: Chapeuzinho Amarelo (2008), Faustino (2011) , Planaltina em 150 Versos ( 2012) e Sustenta esse Planeta (2013). Durante esse período criou também um projeto em consonância com obras de Artes indicadas ao Programa de Avaliação Seriada (PAS/ UnB) de modo que seus alunos pudessem criar um diálogo interventivo e criativo como pesquisadores ativos ao longo do ano letivo. Possui graduação em Abi - Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em projetos experimentais em arte-educação e é Pós-graduada (lato sensu) em Orientação Educacional. Atua como professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde o ano de 2010. Atualmente tem realizado trabalhos como Tutora em Educação a Distância e cursa Mestrado na Universidade de Brasília pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação na Linha de Pesquisa Formação Docente, orientada pela Professora Doutora Cátia Piccolo. Em sua pesquisa tem incluído a temática da Formação Estética para o Docente e o Discente como instrumento de articulação e emancipação através da Arte e da Filosofia. Enfatizando assim, a importância da busca por conhecimentos libertadores e a formação dos indivíduos e de seu pensamento crítico. É estudante no grupo de pesquisa GRIECE – Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados na Educação, do(a) Universidade de Brasília e no grupo de pesquisa Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – REPES, do(a) Universidade Federal do Rio Grande.

Publicado
26-09-2016
Como Citar
Vasconcelos, R. L. de. (2016). O arte-educador e sua condição docente mediante a sociedade atual. @rquivo Brasileiro De Educação, 2(4), 106-121. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p106