A fabricação da excelência na escola pública: notas acerca de práticas educacionais e trajetórias escolares de sucesso

  • Lisandra Ogg Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Sociologia da Educação. Ensino Médio. Sucesso escolar.

Resumo

Este trabalho tem como principal propósito conhecer e analisar as condutas e as trajetórias escolares de alunas e alunos que frequentam a última série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP/COLUNI/UFV), bem como as características dessa instituição de ensino que se notabiliza, no país, pela excelência do ensino que oferece. Trata-se de parte de uma investigação que abrange a tríade alunos/alunas de sucesso, escola pública de excelência e famílias, cujo pressuposto é o de que a constituição de um processo de excelência escolar depende de uma diversidade de fatores. A metodologia de pesquisa conciliou procedimentos quantitativos e qualitativos, em particular os depoimentos obtidos em entrevistas realizadas com o corpo discente. Os primeiros resultados mostraram que o exame de seleção, as práticas pedagógicas, a formação de professores e a mobilização dos/as estudantes são algumas das variáveis que configuram a excelência nessa escola pública.

 

ABSTRACT

In this socio-theoretical study, our main purpose is to understand the educational trajectories of male and female high performance students in the last term of high school at Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP/COLUNI/UFV), and also the actions and characteristics of efficiency and excellence employed by this institution. Therefore, our research encompasses the triad of successful students, the public school of excellence and the families, because, with good reason, we understand that variety factors. The metodology rely on proceeding quantitative and qualitative, especially for this article, the analysis of sociocultural data and grades in interviews conducted with students of this institution. The first results showed that the selection exam, teaching practices, teacher training and students mobilization contributes for to academic success.

Keywords: Education Sociology. High School. Academic Success.

Biografia do Autor

Lisandra Ogg Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutoranda no curso de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista CNPq/PDJ. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005), especialização em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2001) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Departamento de Estudos da Infância da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação e sociologia, atuando principalmente com os seguintes temas: infância, crianças, educação infantil, sociologia da infância, socialização e sociologia da educação.

Publicado
26-09-2016
Como Citar
Gomes, L. O. (2016). A fabricação da excelência na escola pública: notas acerca de práticas educacionais e trajetórias escolares de sucesso. @rquivo Brasileiro De Educação, 2(4), 56-73. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p56