Considerações em torno de dois modelos-limites de Ensino

  • José Costa D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Palavras-chave: Produção de conhecimento. Transmissão de conhecimento. Modelos de ensino.

Resumo

Propõe-se desenvolver uma argumentação em torno da oposição entre dois modelos limites de ensino – tema que se encontra em permanente debate: o ensino que se ampara na ideia de transmissão de conhecimento, e o ensino que se ampara na ideia de produção de conhecimento. O texto não propõe discutir bibliografia sobre o tema e seus assuntos correlatos, mas apenas apresentar algumas posições do autor no sentido de estimular o debate em torno de uma questão que está sempre em pauta na prática cotidiana do ensino.

 

ABSTRACT

It is proposed to develop an argumentation, in relation to a permanent debate, about the opposition between two models of Education: that based in the idea of transmission of knowledge, and that based on the notion of production of knowledge. The text does not proposes to discuss bibliography about the theme and its correlated aspects, bur only to present some positions of the author in the sense of to stimulate the debate around a question that is ever present in the quotidian practice of Education.

Keywords: Production of Knowledge. Transmission of Knowledge. Models of Education.

Biografia do Autor

José Costa D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduação em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às seguintes áreas: Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte, Cinema-História. Na área de Música, tem desenvolvido pesquisas na área de Musicologia Histórica e História da Música. Publicou 15 livros e cerca de cem artigos, vinte e dois dos quais em revistas internacionais. Entre os livros publicados, destacam-se: "O Campo da História", "Cidade e História ", "O Projeto de Pesquisa em História", "Raízes da Música Brasileira", "Teoria da História", em cinco volumes, e "A Construção Social da Cor" (os dois primeiros foram traduzidos para o Espanhol e publicados no exterior). Organizou dois livros coletivos ("Cinema-História" e "Espacialidades – espaço e cultura na História"). Participa do Conselho Consultivo ou do corpo de pareceristas de vários periódicos acadêmicos. É filiado ao laboratório de pesquisas Pluralitas.

Publicado
26-09-2016
Como Citar
Barros, J. C. D. (2016). Considerações em torno de dois modelos-limites de Ensino. @rquivo Brasileiro De Educação, 2(4), 74-84. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p74