A tríade educar, ensinar e formar na teoria pedagógica: da paideia grega ao pensamento crítico adorniano

  • Thiago Luiz Santos de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Teoria Pedagógica. Educação. Ensino e Formação. Teoria crítica.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar o desenvolvimento da teoria pedagógica, a partir da tríade educar, ensinar e formar. A perspectiva tricotômica da prática estruturada nas dimensões de educar, ensinar e formar fundamentam o preâmbulo da teoria pedagógica. No desenvolvimento histórico da educação percebe-se que essa tríade faz-se presente com constância e evidencia-se, sobretudo, em momentos de crise que se constituem de efetivas transformações na história da humanidade. Faz-se importante esclarecer que o processo histórico é composto de rupturas e permanecias que nos momentos transicionais de crise estabelecem-se com maior vigor. A partir dessa perspectiva pode-se dizer que as dimensões pedagógicas educar, ensinar e formar são retomadas ou renovadas mediante contextos e temporalidades. Para o entendimento de uma teoria educacional que em seu âmago tenha como objetivo fundante a experiência autônoma e o esclarecimento, neste texto buscar-se-á resgatar aspectos da história educacional humana, visitando, primeiramente, o pensamento grego clássico mediante a Paideia, posteriormente, a perspectiva educacional de Jon Amos Comenius, logo após o ideal emancipatório de Immanuel Kant e, por último, o pensamento crítico de Theodor Adorno.

 

ABSTRACT

The purpose of this article is to address the development of pedagogical theory from the triad education, teaching and formacion. The trichotomic perspective of structured practice in the dimensions of education, teaching and formacion underlying the preamble of pedagogical theory. In the historical development of education is perceived that the triad is present with constancy, and is evident especially in times of crisis. In this context means for crisis moments of effective transformations in human history. It will be important to clarify that the historical process consists of ruptures and continuities, and in these transitional times of crisis these disruptions and continuities established with greater vigor. From this perspective it can be said that the pedagogical dimensions educate, teach , and form are set out or renewed by contexts and temporalities . In order to understand an educational theory that at its core has the purpose founding the autonomous experience and enlightenment in this chapter will seek to rescue – educational aspects of human history, first visiting the classical Greek thought by Paideia later educational perspective Jon Amos Comenius, after the emancipatory ideal of Immanuel Kant and finally the critical thinking of Theodor Adorno.

Keywords: Educational Theory. Education. Teaching and Formation. Critical theory.

Biografia do Autor

Thiago Luiz Santos de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com previsão de defesa da tese para o ano de 2018. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). É professor de História da Rede Estadual de Minas Gerais e de Cursos Preparatórios. Tem experiência nas áreas de História, Teoria do Currículo, Teoria Crítica, Teoria Pedagógica, Ensino de História, História da Educação, Formação Docente, Metodologia Científica, Teoria da História, Hermenêutica Objetiva, Filosofia da Educação e Estudos do Cotidiano em Educação. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância da PUC Minas e professor dos cursos de História, Geografia e Direito da mesma instituição.
Publicado
26-09-2016
Como Citar
Oliveira, T. L. S. de. (2016). A tríade educar, ensinar e formar na teoria pedagógica: da paideia grega ao pensamento crítico adorniano. @rquivo Brasileiro De Educação, 2(4), 85-105. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p85