LUDICIDADE: O JOGO E A BRINCADEIRA NA LINGUAGEM DA DANÇA

  • Mariana Marques Kellermann Universidade Federal do Pará (UFPA).
Palavras-chave: Educação lúdica. Corpo. Dança. Movimento.

Resumo

Este artigo propõe reflexão sobre a importância do desenvolvimento psicomotor no ensino-aprendizagem da dança, seja nos conteúdos apresentados pela escola formal, seja nas escolas de dança que se interessam pelos estudos da percepção corporal e por seu desenvolvimento lúdico como fio condutor para a compreensão de um ser integrado. O objetivo é mapear jogos e brincadeiras surgidos da intensidade e da espontaneidade nas aulas de dança com crianças de 7 a 9 anos de idade que pretendiam ingressar em Cursos de Formação para Bailarinos na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) em 2003, na cidade de Belém do Pará.

 

ABSTRACT

This article proposes a reflection towards the importance of the psychomotor development in the teaching/learning of dance, be it in the regular school curricula or in the dance schools interested in body perception and its ludic development as guidance to the understanding of an integrated being. The objective is to map games and plays springing from the intensity and spontaneity in dance classes with 7-to-9 year old children, who intended to enter training courses for ballet dancers at the Federal University of Pará’s Drama and Dance School (ETDUFPA) in 2003, Belém city, state of Pará.

Keywords: Edutainment. Body. Dance. Movement.

Biografia do Autor

Mariana Marques Kellermann, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutora em Artes Cênicas (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Arte Cênica pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (2003), Especialista na Consciência Corporal/Dança pela Faculdade de Arte do Paraná (1999). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (1977), Docente efetiva do Curso de Licenciatura em Dança e Técnico. Atua na área de Artes Cênicas, com ênfase em Interpretação Teatral, dança-teatro, ensino-aprendizado da dança, coreografia, corpo e espetáculo, performance e educação inclusiva. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Educação Lúdica (CNPq).

Publicado
12-09-2016
Como Citar
Kellermann, M. M. (2016). LUDICIDADE: O JOGO E A BRINCADEIRA NA LINGUAGEM DA DANÇA. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(6), 106-138. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n6p106