CONTRIBUTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI EM UMA AULA INVERTIDA

  • Adelina Silva
Palavras-chave: Competências século XXI. Aula invertida. Tecnologias digitais. Web 2.0.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a forma como as tecnologias digitais contribuem para o desenvolvimento das competências para o aluno do século XXI, relacionando-as com a produção de conhecimento na escola, por meio da implementação de uma prática pedagógica, na modalidade de aula invertida. Partindo do pressuposto que os alunos estão enquadrados no conceito de "nativo digital", reflete-se sobre as competências, nos vários domínios, que se espera que o aluno atinja, detenha e alcance, na sala de aula, com recurso a tecnologias digitais e a ferramentas da Web 2.0. Para cumprir esse objetivo e o desafio educativo de uma escola em mudança, serão apresentadas 3 ferramentas aplicadas em sala de aula: uma plataforma educativa de partilha de conteúdo (Edmodo), um jogo (kahoot) e uma plataforma de avaliação de conhecimentos (Socrative).

 

ABSTRACT

The purpose of this article is to produce a reflection on how digital technologies contribute to the development of skills of the 21st century student, linking them to knowledge production in school, through the implementation of a pedagogical practice in the classroom known as flipped classroom. Assuming that students are "digital natives", this article focus on the skills in various areas that students are expected to accomplish and hold as well as how to achieve them in a classroom, using digital technologies and Web 2.0 tools. To achieve this goal and the educational challenge of an ever changing school, three tools were applied in the classroom: an educational platform for sharing content (Edmodo), a game (Kahoot) and a knowledge evaluation platform (Socrative).

Keywords: 21st century skills; Flipped classroom; Digital technologies; Web 2.0.

Biografia do Autor

Adelina Silva

Investigadora do Grupo de Investigação em Media e Mediações Culturais (CEMRI), Universidade Aberta, Portugal, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Brasil.

Publicado
12-09-2016
Como Citar
Silva, A. (2016). CONTRIBUTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI EM UMA AULA INVERTIDA. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(6), 65-86. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n6p65