EM BUSCA DOS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A TENDÊNCIA TECNICISTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL NA HISTÓRIA RECENTE

  • Adálcio Carvalho de Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Palavras-chave: Sentidos da educação. Redemocratização. Capitalismo neoliberal. Educação de Jovens e Adultos. Tendência tecnicista da EJA.

Resumo

O presente trabalho reflete sobre os sentidos que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem tomado – ou mantido – no contexto socioeconômico da última década do século XX a meados da segunda década do século XXI. Por meio da revisão bibliográfica de autores que discutem a temática, apresenta discussões dos marcos legais e de alguns programas governamentais para a modalidade de ensino, procurando entender como o sistema econômico vigente (capitalismo neoliberal) influenciou e influencia o modelo educacional proposto e oferecido à EJA. Retoma alguns dos posicionamentos freireanos sobre a Educação de Adultos, como sua crítica à educação meramente tecnicista, destacando a prática educativa promotora de mudanças, capaz de dialogar e suscitar novos modelos de agir e interagir na sociedade.

 

ABSTRACT

This paper reflects on the ways that the Education of Young People and Adults (EYPA) has been taking – or keeping – in a socio-economical context from the last decade of the 20th century to the early 21st century. By means of a literature review, this paper discusses legal frameworks and governments programs for this type of education seeking to understand how the current economic system (neoliberal capitalism) has had and still has an affect on the EYPA’s proposed model of education. It also retraces some of Freire’s inferences about the Education of Adults, such as the criticism to the merely technical education; highlighting the education as a promoter of changes which interacts and constructs new manners of thinking and relating to society.

Keywords: Senses of Education. Redemocratization. Neoliberal capitalism. Education of Young People and Adults. EYPA’s technical trends.

Biografia do Autor

Adálcio Carvalho de Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Mestrando em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. (FaE/CBH/UEMG). Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Metropolitana de Santos (2009). Atualmente professor da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves (FaPP/CBH/UEMG) e assume a Coordenação Adjunta do sistema Universidade Aberta da UEMG (UAB/UEMG).

Publicado
12-09-2016
Como Citar
Araújo, A. C. de. (2016). EM BUSCA DOS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A TENDÊNCIA TECNICISTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL NA HISTÓRIA RECENTE. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(6), 87-105. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n6p87