A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO CONTEXTO DEMOCRÁTICO: NOVAS NECESSIDADES E PERSPECTIVAS

  • Jardel Pereira da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Ramiro Ferreira de Freitas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Palavras-chave: Educação. Currículo. Professor. Aluno. História.

Resumo

O presente artigo pretende analisar como a educação brasileira foi modificada após o chamado “movimento de redemocratização”, ocorrido nas últimas décadas do século passado e cujos reflexos perduram até os dias atuais. Por meio de consulta bibliográfica e utilizando método exploratório, pretendemos comprovar à medida que os currículos e o processo ensino-aprendizagem vêm sendo, historicamente, edificados como padrões focados na formação direcionada dos alunos. A importância deste estudo reside no fato de ainda poucos autores se debruçarem sobre a complexa influência estatal na escolarização dos jovens. Ainda considerações adicionais merecem surgir, porém, esperamos que seja possível, agora, inaugurar uma discussão saudável em torno das problemáticas referidas.

Biografia do Autor

Jardel Pereira da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)
Especialista em: Gestão Pública Municipal (UECE-2014), e em Direitos Humanos (UFCG-2015), a formação acadêmica confere aptidão para atuar como docente em educação básica, tecnica, superior e em pós-graduação lato sensu em disciplinas que contemplem Administração Pública, Politicas Públicas, Direitos Humanos, e Sociologia. Possui Interesse em pesquisa de caráter transdisciplinar envolvendo:Politicas Públicas, Direitos humanos; Movimentos Sociais; Gênero e diversidade; educação inclusiva, psicologia da educação, educação especial, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Metodologia do Trabalho Cientifico (MTC), Elaboração de Projetos, Filosofia e Sociologia, Atualmente é professor da educação básica na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e do ensino superior na Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES) em convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e também no Instituto Educacional Ruymar Gomes (IERG). Participante dos grupos de pesquisa: Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre a Violência - LIEV, do curso de Direito (FLS) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais -GEDUF - URCA.
Ramiro Ferreira de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

É Graduando em Direito pela URCA (Universidade Regional do Cariri), cumpre estágio profissional na Procuradoria Geral do Município -- PGM de Crato-CE. Foi Monitor da disciplina Teoria Geral do Direito (2014.2). Atuou como Fiscal de Recursos no Centro Educativo do Cariri de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual (CEC).

 
Publicado
26-03-2017
Como Citar
Silva, J. P. da, & de Freitas, R. F. (2017). A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO CONTEXTO DEMOCRÁTICO: NOVAS NECESSIDADES E PERSPECTIVAS. @rquivo Brasileiro De Educação, 4(8), 71-87. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n8p71