Links na divulgação ativista: o uso do hipertexto no Facebook do Greenpeace Brasil
Resumo
movimentos sociais encontraram nas redes sociais da internet um meio para divulgarem suas causas, campanhas e reivindicações. É a partir da cyberdifusão, tipo de disseminação de informações própria do espaço virtual, que eles têm a chance de se apropriarem
das novas tecnologias de forma paradoxal para se articularem e promoverem a pressão coletiva que desejam. O presente trabalho procura analisar como um movimento ambiental em específico, o Greenpeace Brasil, utiliza o hipertexto digital para construir suas informações na rede social Facebook, vista na atualidade como uma das mais adequadas para a produção cyberativista dos movimentos. Como hipertexto digital, o artigo considera uma produção textual típica dos ambientes hipermídia que utiliza conexões com outros textos por meio de links, recurso amplamente utilizado nas redes sociais digitais. Para avaliar o uso do hipertexto digital no Facebook do Greenpeace Brasil, o trabalho analisa dois posts criados pela instituição em sua página, considerando os tipos de
links e hipertextos utilizados e suas funções retóricas na construção de sentidos. Ao longo da análise, fica claro que uma informação completa e eficiente da instituição pode garantir a conquista da visibilidade e persuasão desejadas. Porém, o hipertexto quando mal
construído pode confundir o internauta e reduzir a chance de obter o resultado desejado pelo movimento ambiental.
Palavras-chave: Movimentos sociais. Ativismo online. Hipertexto digital. Links. Redes sociais digitais.
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