A compreensão leitora em hipertextos digitais e textos contínuos: uma análise comparativa
Resumo
O presente trabalho procurou investigar se há diferenças na compreensão da leitura de textos apresentados em dois formatos: impresso/contínuo e hipertextual/digital. Para cumprir essa empreitada, foram selecionados textos que tratavam de um mesmo tema, mas pertencentes a diferentes gêneros textuais. Partiu-se do pressuposto de que todo texto é, por excelência, um hipertexto, e de que toda leitura é realizada de modo hipertextual. Com base nesses preceitos, a hipótese levantada foi a de que o formato de apresentação dos textos não constituiria um fator capaz de interferir substancialmente na leitura, uma vez que o processamento da compreensão não ocorre de maneira linear. O experimento foi realizado com alunos do curso de Letras de uma universidade
pública federal, os quais foram divididos em dois grupos. Um grupo “A”, composto por quatro estudantes, realizou a leitura dos textos em formato digital. Um segundo grupo, intitulado “B”, realizou a leitura dos textos em formato impresso. Os resultados obtidos evidenciaram que há leves diferenças, ainda que pouco significativas, nas habilidades de leitura de textos em formato hipertextual/digital versus formato impresso/contínuo. No entanto, uma análise qualitativa das respostas obtidas no experimento mostrou que essas diferenças não implicam, necessariamente, incompreensão dos textos lidos.
Palavras-chave: Leitura hipertextual. Gêneros textuais. Compreensão leitora.
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Referências
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