O pronunciamento de Dilma Rousseff sobre o leilão de Libra e os possíveis efeitos perlocucionais suscitados por ele
Resumo
ste artigo objetiva verificar a emergência de efeitos perlocucionais tendo como texto provocador destes o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff acerca do leilão do Campo de Libra. Para esse fim, analisaram-se comentários que surgiram em veículos midiáticos após o pronunciamento, expressando a interpretação do povo brasileiro com relação às ações do governo. Utilizou-se como arcabouço teórico a Teoria dos Atos de Fala preconizada por Austin e Searle e teve-se como corpus suporte o referido pronunciamento para dele verificar as condições preparatórias, de sinceridade e de conteúdo proposicional que possibilitaram a análise dos efeitos perlocucionais nos comentários. Por ter-se como base um discurso de cunho político e por ser a política no Brasil
vista com desconfiança, os efeitos perlocucionais revelam, entre muitos outros binários, apoio ou repúdio ao que se diz no pronunciamento e ao que se lê em seus implícitos. A análise do pronunciamento sob a ótica da Teoria dos Atos de Fala, aqui, não tem um fim em si mesmo, pois se consideram, sobretudo, os agentes do discurso que produzem e fazem circular discursos em nossa sociedade. Assim, evidenciaremos a inter-relação entre sujeitos no campo social, onde a linguagem se realiza no campo concreto e gera uma consciência cidadã.
Palavras-chave: Efeitos perlocucionais. Leilão de Campo de Libra. Pronunciamento. Interação. Cidadania.
Downloads
Referências
AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer. Palavras e ação. FILHO,
Danilo Marcondes de Souza (trad.) Porto Alegre: Artes
Médicas, 1990.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique.
Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo:
Contexto, 2006.
DUCROT, Oswald. Pressupostos e subentendidos (reexame).
In: O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987 [1978]
MARI, Hugo. A promessa como ato de fala: suas implicações no
discurso ‘político’. In: Geraes Revista de Comunicação Social.
FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, v. 1, jun/97, p. 34-41, 1997.
SEARLE, J. Intencionalidade. São Paulo: Martins Fontes,
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.